A Waxahatchee é mais indie que você

>>

* Você não consegue nunca ser mais indie que a Katie Crutchfield, nem adianta. Primeiro porque ela é do Brooklyn, o que já dá um bom número de indie-credit para ela. Depois, ela tem uma banda-projeto chamado Waxahatchee, que mal dá pronunciar de primeira, de tão não-comum é o nome. Lançou a primeira música do Waxahatchee em fita cassete. Daí fez o primeiro disco, “American Weekend”, no quarto da casa dos pais dela, no Alabama. Bedroom singer-songwriters que faz bedroom records, dizem sobre ela. Gosta de fazer show com uma camiseta escrita “PJ Harvey”. Seu som é comparado ao velho Throwing Muses, a banda feminina mais indie que já existiu.

waxa

Neste ano, ela pegou e lançou o segundo álbum, “Cerulean Salt”. Virou “banda da semana” em uma semana aí da “New Musical Express”. Passou a tocar bastante na SiriusXM U, a rádio satélite americana que é minha preferida. Tocar indie em rádio satélite indie é muito indie. Ganhou nota 8.5 com seu segundo e mais recente disco no site The Line of the Best Fit, um dos mais legais sites indies do planeta. Ganhou nota 8 da revista “Q” e da “Spin” também, se dá para citar indie-mainstream. Você deve estar se perguntando sobre a nota do Pitchfork… Pois não: 8.4.

Calma que tem mais. Katie Waxahatchee foi atração de abertura na Europa, em junho/julho, dos shows da dupla Tegan & Sara. How indie?

Daí lançaram o disco dela na Inglaterra, em julho, esse “Cerulean Salt”. O álbum alcançou, atenção, primeiro lugar na, atenção, Parada de Discos Oficial, do Reino Unido. Você sabe dessa nova parada, né? Pegam 100 lojas indies de discos da Inglaterra e Escócia, todas participantes cadastrados no Record Store Day, e calculam baseado nas vendas apenas desses estabelecimentos quem realmente está, hum, vendendo ou não. Acabou a roubalheira interesseira manipulada das grandes lojas, haha. É a parada de “sucesso” mais legal dos últimos tempos. Se você pensar que o termo “indie” nasceu lááá nos 80 quando surgiu a parada da música independente britânica, nada mais indie que isso, agora. Nada mais indie que a Waxahatchee ter ficado, pelo menos uma semaninha, no topo dessa parada indie.

Para celebrar essa indiezice toda, confira a Waxahatchee cantando “Coast to Coast”, oficial e ao vivo. Vi um pedacinho do show dela no Pitchfork Festival deste ano, em Chicago. Obviamente não lembro muita coisa, principalmente de ela ter cantado essa “Coast to Coast”, que hoje me arranca um sorriso de satisfação toda vez que eu estou de bobeira e começa a tocar na rádio.

>>