>>
Após quatro anos longe dos palcos, o U2 deu o pontapé inicial para sua nova turnê mundial. “Innocence + Experience Tour” mostra que a banda irlandesa, você goste ou não, ainda busca se reinventar. Espécie de pioneiros em todo tipo de tecnologia utilizada em shows de grande porte nas últimas décadas, o U2 resolveu pegar a contramão e apostar em um show mais minimalista. Ao menos nesta primeira parte da turnê, que vai visitar apenas 20 cidades neste ano, mas vai fazer com que o grupo fique na estrada até dezembro.
Tudo porque a nova aposta do U2 é em arenas fechadas. Para se ter uma ideia, o show de ontem, que abriu a tour, aconteceu em Vancouver, em uma arena com capacidade para 19 mil pessoas. Em uma breve comparação, em sua última turnê, o U2 tocou para um público médio de 80 mil pessoas por show entre 2009 e 2011, arrecadando nada menos que 653 milhões de euros só com vendas de ingressos.
O novo formato de show de arenas vai fazer os irlandeses tocarem em cinco noites em Los Angeles, seis em Londres, oito em Nova York. O palco é algo minimalista para os shows do U2. Ligando duas extremidades, uma passarela fica armada em toda a extensão das arenas. A banda fica percorrendo por ali o tempo todo. Um segundo palco, menor, fica em outra ponta. A passarela é o simbolismo da passagem da “innocence” para a “experience”, em referência aos dois discos novos do grupo. “Songs of Innocence” é o que saiu no fim do ano passado, o da polêmica com o lançamento em parceria com a Apple. “Songs of Experience” será lançado durante a turnê.
De mega, apenas um telão gigante que fica posicionado na vertical da arena, em cima da passarela. De resto, é a banda tocando sons de seu rico e extenso catálogo de mais de três décadas.
No Canadá, o U2 tocou 7 músicas do novo disco e, claro, não deixou de fora seus hits chiclete tipo “I Will Follow”, “Sunday Bloody Sunday”, “Pride” ou “With or Without You”. Bono apareceu com seu cabelo loiro e The Edge, provavelmente desacostumado ainda com o cenário novo, chegou a cair do palco, sofrendo leves escoriações no braço direito.
Abaixo algumas fotos e vídeos do show em Vancouver, onde a banda volta a se apresentar na noite de hoje.
SETLIST via U2BR
The Miracle (Of Joey Ramone)
Out Of Control + Do You Remember Rock ‘n’ Roll Radio? (trecho)
Vertigo + God Save The Queen (trecho)
I Will Follow
Mofo (trecho) + Iris (Hold me Close)
Cedarwood Road
Song for Someone
Sunday Bloody Sunday
Raised by Wolves
Until the End of the World
Invisible
Even Better Than The Real Thing
Mysterious Ways + Burning Down The House (trecho) + Young Americans (trecho)
Desire + Not Fade Away (trecho) + Love Me Do (trecho)
Sweetest Thing
Every Breaking Wave (acústica)
Bullet The Blue Sky
The Hands That Built America (trecho) + Pride (In The Name Of Love)
The Troubles
With Or Without You
City Of Blinding Lights
Beautiful Day + I Remember You (trecho)
Mother And Child Reunion (trecho) + Where The Streets Have No Name + California (There Is No End To Love) (trecho) + All You Need Is Love (trecho)
I Still Haven’t Found What I’m Looking For + Invisible (trecho)
>>