Nossos primos de Popload, a grande banda Wilco, de Chicago, avisou hoje que no dia 29 de setembro vai sair um disco novo, chamado “Cousin”. O álbum é o 13º da prolífica carreira do grupo liderado por Jeff Tweedy.
Embora tenha sido gravado no próprio estúdio do Wilco e esteja saindo pelo próprio selo do Wilco, o novo trabalho terá a primeira produção de alguém de fora da banda pela primeira vez desde o álbum “Sky Blue Sky”, de 2007.
A tarefa coube a ótima cantora, instrumentista e produtora galesa Cate Le Bon. É uma indicação de que o Wilco quer um olhar de fora para a continuidade de seu indie-country. Feminino ainda. Fala-se que Le Bon fez a banda gravar com bateria eletrônica tipo new wave anos 80, guitarras japonesas “toscas” e até saxofone foi incluído nas músicas.
Para quem conhece a excelência musical do Wilco, isso realmente é uma grande novidade. E um desafio.
Com a conversa do disco novo veio o primeiro single de “Cousin”, o da música “Evicted”, que dá para traduzir como algo ou alguém expulso, evitado, botado para fora.
“Acho que eu tava tentando escrever sob o ponto de vista de alguém desesperado para mostrar argumentos para se justificar mesmo diante de evidências pesadíssimas de que tudo o que a pessoa merece é ser trancado para fora do coração da outra pessoa. Os machucados que você se causa ainda dóem e em minha experiência é quase impossível curá-los”, dramatiza a letra e a música em si o autor, Jeff Tweedy.
* Abaixo, a capa e o tracklist de “Cousin”. Bom saber que o Wilco sai em turnê no final do mês, começando pela Europa. Em outubro e até o fim do ano, eles têm armada uma série de show pelos EUA.
** “Cousin”
1. Infinite Surprise
2. Ten Dead
3. Levee
4. Evicted
5. Sunlight Ends
6. A Bowl and a Pudding
7. Cousin
8. Pittsburgh
9. Soldier Child
10. Meant to Be
*** A foto da banda usada para este post é de Peter Crosby.
**** Isso não está dito, mas deu um feeling por aqui que a razão de o disco chamar “Cousin”, primo, é por causa do Richie, o difícil primo do Carmy na série “The Bear”. O seriado tem música do Wilco na trilha e praticamente bota Chicago, a cidade, como um de seus personagens principais.