Uma das bandas que mais amamos na vida, o R.E.M. chegou ao fim há quase 15 anos e um retorno do grupo é bastante improvável. Especialmente, porque a decisão pela dissolução foi pensada e feita em comum acordo entre os integrantes.
Mas isso não significa que eles também não sintam saudade de quando eram uma das principais bandas do mundo.
O legado do R.E.M. é tamanho que o ator Michael Shannon se juntou ao músico Jason Narducy para realizar uma série de shows em tributo ao grupo nos últimos anos. Atualmente, eles estão na estrada com um show especial do álbum “Fables of the Reconstruction”, o que rendeu participações esporádicas dos ex-integrantes. Até ontem.
Em passagem pelo histórico 40 Watt Club, em Athens, terra do R.E.M., Michael e Jason receberam não apenas um, mas todos os integrantes originais da banda, juntos no palco, em rara aparição.
Michael Stipe, Peter Buck, Mike Mills e até Bill Berry, baterista que precisou deixar a banda no meio dos anos 90 após sofrer um aneurisma, tocaram juntos a canção “Pretty Persuasion”, lançada originalmente no disco “Reckoning”, em 1984.
Anualmente, Shannon e Narducy fazem shows em homenagem ao R.E.M no 40 Watt Club, espaço que ajudou a impulsionar a carreira da banda. No ano passado, os quatro membros originais estiveram e participaram do show, mas em momentos distintos uns dos outros.
Por isso a ocasião de ontem se tornou histórica, já que o quarteto subiu junto ao palco.
O momento, claro, foi registrado por alguns sortudos que lá estavam e agora ganham a eternidade.
***
* Boato!!!! Parece que os REM vão estar juntos em show em NYC semana que vem, na apresentação do Shannon e Narducy no Brooklyn Steel. Shhhhhhh!