A volta do Oasis, com disco novo e tudo. Mais ou menos isso…

Foto: Jill Fumarovski

O Oasis acabou há mais de 12 anos, mas a galera insiste em não deixar a banda descansar em paz. A começar pelos próprios irmãos Noel e Liam Gallagher, que além de seguirem com seus projetos musicais continuam trocando farpas praticamente toda semana, alimentando (ou não) um retorno do grupo.

Cansada de esperar por um possível retorno da maior banda inglesa desde os Beatles (não?), a galera de um pequeno grupo chamado Breezer resolveu imaginar como seria um disco perdido do Oasis, datado do final dos anos 90, mais precisamente no intervalo entre os álbuns “Be Here Now” (1997) e “Standing On The Shoulder Of Giants” (2000).

Com a ajuda da tão polêmica Inteligência Artificial, o Breezer pegou algumas músicas próprias e emulou a voz de Liam Gallagher em cima do instrumental. E o resultado tem dado o que falar nas redes sociais.

“Ficamos entediados esperando o Oasis voltar”, disse o vocalista Bobby Geraghty ao The Guardian. “Tudo o que temos agora é Liam e seu irmão tentando superar um ao outro. Mas isso não é o Oasis. Então, conseguimos um Liam modelado por IA para cantar em algumas músicas que foram originalmente escritas para uma banda de curta duração, mas muito amada, chamada Breezer”, disse o cantor e produtor do grupo.

“Estamos juntos há mais de 10 anos, escrevemos algumas músicas em 2013, mas as engavetamos e seguimos em frente. Durante o lockdown, pensamos que deveríamos tentar fazer algo com esses arquivos. Então, lançamos algumas canções como ‘Alive’ e ‘Forever’, que ganharam certa repercussão. Então, teve a ideia maluca do Bobby de colocar Liam como cantor”, detalhou o guitarrista e compositor da banda, Chris Woodgates.

O projeto está disponível de graça no YouTube e recebeu o título “The Lost Tapes / Vol.1”. E o nome da banda fictícia, atenção, é AISIS.

Perguntado se pegou todo o catálogo do Oasis para emular a voz de Liam nas canções do Breezer, Bobby explicou que recortou diversas gravações do vocalista sem instrumental de fundo. “Foi mais ou menos isso. De toda forma, nossa banda soa parecido com o Oasis. Então, tudo o que tive que fazer foi substituir meus vocais pelos do Liam”.

Jon Claire, o baterista, confessa que a ideia inicial do grupo era não contar a história toda. “Originalmente tivemos a ideia de publicar o material como se fossem arquivos perdidos do Oasis, mas decidimos nos revelar. No fim das contas, somos apenas uns caras normais. Só queríamos dar um pouco de nostalgia às pessoas, porque nunca tivemos um capítulo final para o Oasis”.

Bobby, o vocalista, acredita que não chegaremos ao ponto da IA escrever músicas novas para um Oasis, por exemplo. “Acho que isso ainda não é possível. A IA ainda é muito controlada pelo usuário. Você precisa alimentá-la exatamente com o que ela precisa para replicar algo”, disse ele, ressaltando que apesar da voz “ser” do Liam, as músicas são originais, criadas pela Breezer.

Este volume 1 dura pouco mais de meia hora e tem algumas faixas já destacadas pelos fãs de Oasis, especialmente “Forever” e “Alive”. O resultado completo pode ser ouvido abaixo, à espera pelo volume 2.