Se é para viver num mundo bem louco, que pelo menos ele tenha uma trilha sonora como a do Aphex Twin, entidade eletrônica inglesa de posse de mr. Richard D. James, cultuadíssimo desde os anos 90 por criar imagens sonoras (ok com isso?) de ambientação que nos leva quase a realmente viver o que ele está tocando. Não é viagem, não. Desde que surgiu o cara é considerado um dos mais importantes e influentes artistas da música eletrônica contemporânea.
Contemporânea dos anos 90, dos 2000, da década passada e, finalmente, vamos poder dizer desta, porque o Aphex Twin acaba de anunciar um EP novo e nos dar um single dele, a música “Blackbox Life Recorder 21f”.
Fazia cinco anos que não tinhamos notícias de lançamentos oficiais de James. O EP, com quatro músicas, vai se chamar, atenção, “Blackbox Life Recorder 21f / In a Room7 F760”. O lançamento, claro, é do selo Warp e está marcado para acontecer no dia 28 de julho.
Mas a coisa com o Aphex Twin, claro, não é tão simples assim. Repara: ele, que andou fazendo umas performances ao vivo na Escandinávia dias atrás, se apresentou semana passada no electrofestivalzaço Sónar, em Barcelona.
Tocou um monte de “peças” desconhecidas ao mesmo tempo em que sua conta oficial no Twitter soltava uma mensagem alertando o povo a ficar bem ligado no show, nas projeções do palco e na barraca de merchandising. Era o anúncio do novo EP.
Ontem, quando a música nova saiu, Los Angeles foi forrada de pôsteres com QR codes, que levava a uma imagem bizarra anunciando também o novo lançamento, onde um app de realidade aumentada trazia a música e uma animação.
Enfim, veja, ouça, sinta “Blackbox Life Recorder 21f”. Essa animação está no vídeo abaixo.