>>
* O “inclusive” vou deixar em suspenso. E o lance da volta é maior ainda.
A banda americana Breeders, importante instituição do rock “alternativo” americano dos anos 90 e derivada dos Pixies, vai se juntar no segundo semestre na formação original para comemorar com shows o importante “Last Splash”, que comemora 20 anos este ano.
O Breeders é o grupo formado no início dos 90 pela guitarrista Kim Deal (baixista dos Pixies) com outra musa sonora do indie ianque da época, a guitarrista Tanya Donelly, que tocava no ótimo Throwing Muses. Toda essa gente e bandas frequentavam como amigos a cena de Nirvana, Sonic Youth, Dinosaur Jr e os próprios Pixies. Donnely largou as Breeders já no primeiro disco. “Last Splash”, o segundo delas, foi lançado em setembro de 1993 e fez a banda estourar no mundo todo, principalmente por causa da pegajosa música “Cannonball”.
A formação “original” no caso, então, é a que gravou o disco lançado em agosto de 1993, incluindo a irmã gêmea Kelley Deal (sempre na banda) e Josephine Wiggs e Jim Macpherson, que tocaram no grupo de 1992 a 1994. Eles se juntarão agora em 2013 para resgatar ao vivo as musicas do “Last Splash”, na íntegra, na Europa e EUA. A princííííípio. A tour do disco deve começar em junho na Inglaterra, durante o festival All Tomorrow’s Parties, evento com curadoria de bandas, desta vez sob responsabilidade do Deerhunter.
A mitológica gravadora britânica 4AD prepara o relançamento de “Last Splash” na versão deluxe, remasterizado. E rebatizado como “LSXX”, para indicar os 20 anos. Um DVD sai junto e separado do álbum comemorativo. O “LSXX” já vai chegar às lojas agora em abril.
No site da 4AD tem uma página dedicada ao aniversário de “Last Splash”. Eles contam com propriedade a historinha do começo das Breeders, nesta formação que gravou o “Last Splash”. Acompanhe:
“Kim Deal, Kelley Deal, Josephine Wiggs e Jim Macpherson tocaram seu primeiro show juntos numa sexta-feira, 19 de junho de 1992, numa sinuca em um clube de rúgbi de Warrington, norte da Inglaterra, perto de Manchester. Dois dias depois eles estavam abrindo para o Nirvana em Dublin e Belfast. Daí tocaram no Glastonbury. Na volta aos EUA, depois de fazerem 27 shows naquele outono, todos com ingressos esgotados, eles foram para San Francisco para gravar o ‘Last Splash’.”
As Breeders tocaram duas vezes no Brasil. A mais recente foi em 2008, no Planeta Terra Festival. A primeira foi em 2003, no Curitiba Pop Festival, em show histórico.
Aqui as Breeders tocando “Cannonball”, uma das músicas mais tocadas no mundo nos anos 90, em show do Planeta Terra, festival para sempre nos nossos corações, eternamente.
>>