A onda dos shows interativos. Fontaines DC anuncia seu livestreaming para você ver como quiser

>>

* A cena musical anda tensa com o vem-não vem da vacina, mas segue em metamorfose tecnológica para entender os novos tempos. E sobreviver a eles. Ou segue a metamorfose para entender o que vamos levar daqui para esses novos tempos. Seja lá quando for esses novos tempos.

O que a gente tem visto desde fevereiro/março, quando o caldo viral entornou, é uma mudança sensível na forma e no conceito das tais lives. Tomemos, vamos botar um fim-começo nesta história, como exemplo a live da Billie Eilish do mês passado.

Os livestreamings, gravado ou não, estão caminhando forte para a interatividade. É o que temos. Não basta ser uma live bonita, a banda boa, as músicas incríveis. Nem querer substituir a experiência de ver um show ao vivo. Tem que ter uma interatividade maior do que a caixinha de comentários de tempo real.

Dita toda essa filosofia moderna, cabe dizer que a linda banda irlandesa Fontaines DC, uma das prediletas da casa, anunciou um evento em livestreaming interativo, que vai acontecer com exclusividade no site/app de realidade virtual MelodyVR. Baixando o app da MelodyVR, a experiência deste streaming vai ser completa, porque a tecnologia permite escolher qual câmera quiser, entre várias, para assistir ao show no melhor ângulo. Ou no ângulo que desejar, digamos. Você pode ser seu próprio editor de imagens na performance do Fontaines DC.

A transmissão vai acontecer no dia 23 de novembro, às 17h30 do horário brasileiro, 8:30pm no horário britânico. O palco vai ser a maravilhosa O2 Academy Brixton, ou Brixton Academy, uma das casas de shows mais lindas de Londres, tradicionalíssimo lugar de capacidade para 5 mil pessoas (antes do Covid) que existe desde os anos 80, nascido no calor do pós-punk inglês. Só a Brixton Academy como cenário é um trunfo que justifica o streaming do Fontaines DC.

Junta a ela tem a banda inglesa, em forma, ainda na vibe forte de seu ótimo segundo disco, “A Hero’s Death”, um dos álbuns do ano, lançado em julho e ainda não tocado num palco desses. Ainda que sem público… Obviamente, músicas do espetacular disco de estreia, “Dogrel”, vão fazer parte do setlist.

O Brixton Academy foi um dos últimos palcos que viu o Fontaines DC ao vivo neste 2020 zoado. O grupo de Dublin fez lá, no final de fevereiro, seu maior show sold-out de sua ainda curta carreira.

“Brixton was one of the last places we played to an audience and it was a really special show for us”, disse a banda em comunicado. “It’s a weird thing to be playing a show to an empty room, regardless of the size or esteem of it. Maybe even more so because of that. Hopefully though with you there we can get back some kind of ghost of that feeling, even if it’s not quite the same.”

Captura de Tela 2020-11-11 às 1.12.19 PM

* O Fontaines DC tem uma turnê de 20 shows REAIS marcada para acontecer no ano que vem, a partir de maio, em Edimburgo, Escócia. Um deles em Londres, no colossal Alexandra Palace. Vamos ver se o mundo deixa.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *