Aconteceu ontem nos Estados Unidos a big premiação anual da MTV, o Video Music Awards. O evento, que um dia (lá nos anos 90) já foi pautado por bandas de rock, hoje está mais ligado ao pop e ao hip hop mainstream. Mesmo assim, ainda há espaço para “surpresas”.
Tyler, The Creator – ele – o garoto-problema que recentemente abalou as estruturas da música com letras polêmicas e xingamentos para tudo quanto é lado, ganhou o prêmio “Best New Artist”, algo como “artista revelação”. Isso significa muito se a gente pensar que Tyler e seu coletivo Odd Future conquistaram espaço a partir da internet, nos moldes de “bagunça organizada” do meio independente.
Mas a grande notícia talvez nem seja o prêmio em si. A melhor coisa do VMA foi mesmo a MÃE do Tyler, toda louca, comemorando horrores a conquista do filho que até um ano atrás ela provavelmente pensava que era um caso perdido para a humanidade, tipo o que a gente continua achando. Esse prêmio não deixa de ser um triunfo para o indie, já que Tyler foi um dos responsáveis por essa retomada forçada do hip hop ao underground para uma reciclagem de idéias e atitude. O Tyler até tuitou sobre o comportamento da mãe e toda a comemoração. O vídeo abaixo mostra como ela ficou, digamos, bastante feliz com a conquista do filho haha.