>>
Não é exagero dizer que a internet é uma das maiores e mais abençoadas invenções da história da humanidade. Quando você acha que não será mais surpreendido, aparece alguma coisa e…
Apareceu no Soundcloud uma verdadeira reserva moral e histórica da cultura pop. Alguma alma abençoada digitalizou e postou cerca de 400 programas do lendário radialista britânico John Peel, reverenciado pelos ingleses como se fosse um beatle, responsável direto pelo sucesso de bandas grandes, médias, pequenas, independentes e tudo mais.
John Peel faleceu em 2004, com um infarto fulminante, quando passava férias com a família no Peru. A história de Peel se confunde com a da música britânica. Desde os anos 60, o radialista era uma das principais fontes de procura por música boa. Sua brilhante carreira foi marcada especialmente pelas suas Peel Sessions, nas quais bandas incríveis faziam apresentações exclusivas incríveis dentro dos seus programas na BBC. Hoje em dia ele empresta seu cultuado nome para um dos palcos principais do gigante festival Glastonbury. Tem o John Peel Day, também.
Lembro que quando morei na Inglaterra, eu gravava praticamente todos os programas dele. Ainda tenho várias fitas cassete da época e nunca sequer mencionei jogar fora.
Conheci pessoalmente o John Peel em um dia marcante, mas não essencialmente por causa (só) dele. No final dos anos 90, fui escalado para fazer uma entrevista com os irmãos-casca-grossa Reid, do Jesus And Mary Chain. A tal entrevista foi marcada para acontecer nos camarins do famoso Royal Albert Hall, onde a banda seria uma das atrações de um festival promovido pela BBC/Peel. Quando eu estava conversando com o Jim, vocalista, o William chegou dando bico em tudo que via pela frente no camarim porque tinha acabado de descobrir que uma de suas guitarras favoritas havia sumido numa viagem recente da banda para a Áustria. E ele levou todo esse descontentamento para o palco, o que fez o show ser um caos, óbvio.
Nestes mais de 400 registros históricos do John Peel no Soundcloud, tem sessions imperdíveis de Bob Marley, Joy Division, Future Sound Of London, Happy Mondays. Ouve só.