Ainda um dos grupos mais poderosos do mundo, no sentido amplo da palavra “poderosa”, o bombástico Rage against the Machine voltou aos palcos na noite de sábado no peculiar vilarejo de East Troy, no estado americano do Wisconsin.
A banda politicaça de rap metal não tocava juntos desde julho de 2011. E estão retomando uma turnê acertada para 2020, mas adiada pela pandemia.
East Troy foi escolhida por causa do famoso Alpine Valley Music Theatre, onde cabem 37 mil pessoas e guarda algumas peculiaridades. Primeiro que a vila onde fica o anfiteatro tem apenas umas 5 mil pessoas e recebe forte fluxo de galera vinda de Chicago (1h30 hora de carro, em distância).
Outras: o Alpine Valley, que nos anos 90 recebeu o à época itinerante Lollapalooza e foi o lugar do último show do guitarrista Steve Ray Vaughan, que morreria em um acidente de helicóptero quando deixava o anfiteatro, sediou 20 shows do mitológico grupo psicodélico californiano Grateful Dead e foi o local de abertura da famoooosa turnê mundial do “Use Your Illusion”, do Guns N’Roses, em maio de 1991.
Votando ao Rage, a lista de músicas “disparadas” no show da volta é de respeito:
Na internet, “um milhão” de vídeos já pipocam sobre esta volta da banda americana aos palcos, desde o sábado. Escolhemos um da apresentação na íntegra, quase 1h30 hora de duração, filmado por galera.
A turnê do RaTM, que vai até abril de 2023 e pode passar pelo Brasil ainda neste ano, será retomada hoje à noite, em Chicago.
Em agosto, está marcada uma residência do grupo de cinco noites no Madison Square Garden, em Nova York. Ainda em agosto, a banda será a atração principal da edição deste ano do enorme Reading Festival, que tem um espelho de realização em Leeds.
Já pensou o Rage against The Machine no Brasil logo depois das eleições presidenciais?
>>