Gente, aproveita que o Pavement está acabando. De novo. Vimos um dos últimos shows da banda em Nova York

Um show sábado no Homecoming, o festival da banda The National em Cincinnati que acontece neste fim de semana, e acabou. O Pavement, banda que fez muito indie ser indie dos anos 90 para cá, vai parar de novo, aparentemente de vez.

Estivemos nesta semana em um dos shows da banda em Nova York, sob os olhos do colaborador Luciano Vianna, que retrata o clima de despedida de Stephen Malkmus e galera na casa Brooklyn Steel, onde hoje à noite realizam o que será seu último show em um clube do Pavement.

Ainda colocaremos, mais abaixo, o show da segunda-feira do Pavement no Brooklyn Steel, a que vimos.

por Luciano Vianna

A primeira das quatro noites da residência no Brooklyn da banda Pavement, lenda do rock alternativo americano, foi toda dedicada aos fãs verdadeiros. E eles sabiam disso. Não por acaso, esgotaram há tempos a derradeira morada do grupo californiano no Brooklyn Steel.

A correria nova-iorquina começou segunda-feira passada sem hits (apenas uma versão preguiçosa do hino “Cut Your Hair” bem no finalzinho), praticamente ignorando o álbum mais famoso da banda, o primeiro. O Pavement tocou apenas “Perfume V”, do disco de estreia “Slanted and Enchanted” (1992), top 10 em qualquer lista de melhores do rico anos 90).

Stephen Malkmus e Cia pareciam muito à vontade em NYC, em contraste com o show nervoso deles que vi no festival Primavera Sound primeiro em Barcelona e depois no Porto, no ano passado, que marcaram a volta oficial da banda, estreando essa temporada de shows que se encerra agora.

Desta vez, no Brooklyn, mais soltos, descontraídos, eles fizeram performance de sete músicas de “Woowee Zowee”, considerado seu disco mais difícil e menos “pop”. Os fãs true do Pavement adoraram. Os fãs “radiofônicos” da banda, talvez nem tanto.

Teve até valsa dançada entre o multiinstrumentista Bob Natanovich e o guitarrista Spiral Stairs em “We Dance” (“Primeira vez em todas essas décadas que dançamos juntos “, contou Bob). E também a confissão nua e crua de Stephen Malkmus de que, depois desta semana, a banda vai acabar novamente e provavelmente nunca mais fará shows ao vivo.

Uma pena!

***
* A foto do Pavement que ilustra este post é de Edwina Hay, para o site “Brooklyn Vegan”.