Uma semaninha qualquer que tem Caetano, festivais, psicodelia conjunta, Supla cantando clássicos do rock e mais umas outras 800 coisas. Que coisa linda e agitada está a música brasileira, não?
Após adiar suas apresentações em Porto Alegre por conta de uma forte gripe, Caetano Veloso apresenta “Meu Coco” no Espaço Unimed, em São Paulo, no sábado e no domingo. Não é o show do “Transa”, seu histórico álbum de 1972, que encantou recentemente no molhado Doce Maravilha, no Rio, mas já conferimos o músico em performance do seu mais recente disco, “Meu Coco” (2021), e é um show com mix ótimo do repertório de Caetano. Vale sempre conferir de perto esta lenda viva da MPB, em qualquer formato.
Nesta semana rola a décima edição do Festival Sarará, em BH. Com três palcos, o evento tem início com uma novidade: um cortejo de Carnaval fora de época com a banda Timbalada e três blocos carnavalescos belorizontinos: “Angola Janga”, “Então, Brilha!” e “Juventude Bronzeada”. Com apresentações de artistas como Rubel, que faz sua volta aos palcos pós-pandemia (com participação de MC Carol) e Tasha & Tracie, o festival se encerra com Marisa Monte com participação de Arnaldo Antunes.
Esse aviso aqui é para o pessoal do Nordeste que sempre pede turnês por aí! Nesta quinta 24, no Colaboraê, em Salvador, tem uma boa. É início a excursão nordestina da banda goiana Boogarins com o cantor pernambucano Tagore. Ao longo dos próximos dias (vai até domingo 3), os artistas passarão por Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza, finalizando a viagem em Belém. Essa é uma combinação psicodélica imperdível.
A banda curitibana, um dos nomes no belo cartaz do próximo Balaclava Fest, volta a se apresentar aos paulistanos e no clubinho do Bar Alto. O cardápio musical segue seu foco no mais recente disco deles, o “Olhar pra Trás”, um post rock de respeito, pendendo ora ao indie, ora ao shoegaze. A ordem da descrição dos gêneros podem ser toda trocada, mas o show venha como vier é sempre bom.
Um show que tem chamado a nossa atenção com sua passagem pelo Brasil é o da Mãeana cantando JG, que neste caso significa tanto João Gilberto quanto João Gomes. Nessas apresentações, a cantora carioca apresenta repertório que intercala canções do pai da bossa nova e os hits do forró e piseiro atuais. Mãeana no cool e intimista teatro do Pompeia será acompanhada por Bem Gil na guitarra. Com essa mistura inusitada, a artista criou um encontro que ela apelidou de “Pisa Nova”, a levada do piseiro com a intenção da bossa nova.
***
E MAIS
Hoje, terça 22, se você ainda conseguir ir, Lu Lopes canta Rita Lee na Casa de Francisca, com participações de Maurício Pereira e Edgard Scandurra. Na quarta 23, Bruna Lucchesi faz o lançamento de seu disco “Quem Faz Amor Faz Barulho” no Sesc Av. Paulista. E rola ainda Retrato e Fire Friend no Bar Alto. A quinta 24 será agitadíssima: no Picles, Thiago França faz o seu show “Xepa”; Bebé tem performance gratuita na Casa Rockambole; Otto canta Reginaldo Rossi no CCSP; no Sesc Vila Mariana dois eventos juntam show da banda Garotas Suecas lançando seu disco “1 2 3 4” (no auditório) e DJ KL Jay faz apresentação para o lançamento do livro “Racionais MC’s – Entre o Gatilho e a Tempestade”, Edgar se apresenta no Mundo Pensante; e no Cine Joia acontecem os sideshows do Oxigênio Fest, com Jonny Craig, Menores Atos e Sugar Kane. Quinta 24 e sexta 25 têm duas dobradinhas da velha guarda: no Itaú Cultural, Cida Moreira canta Sérgio Sampaio; e no Sesc 24 de Maio, os Devotos fazem shows de comemoração de seus 35 anos como banda. Para a sexta 25 as opções em São Paulo são muitas também. Vai ser difícil escolher entre Glue Trip na Casa Rockambole, Applegate e Exclusive os Cabides no Picles, Silibrina no Blue Note, Silvia Machete no Bona Casa de Música, Romulo Fróes com seu show Barulho Feio na Casa de Francisca, The Slackers no CCSP, Thomas Strønen & Time Is a Blind Guide no Sesc Av. Paulista, Tássia Reis cantando Alcione no Sesc Santo André, Curumim no Sesc Pompéia e Letrux no Sesc Guarulhos. Em BH, o esquenta para o Sarará acontece na sexta 25 com MC Carol, LEALL, Paige + Pejota, Bronka e Beagrime, na Autêntica. Ah, e tem dobradinha na sexta 25 e sábado 26 de Cícero na Casa Natura Musical, em SP, e Febre 90’s no Agulha, em POA. Voltando para São Paulo, no sábado 26, Marina Peralta comemora 10 anos de carreira no City Lights, Bruna Black se apresenta no Sesc Florêncio de Abreu, Coruja Bc1 lança seu novo EP “Versão Brasileira” com participações de Dexter e MC Luanna no Sesc Jundiaí, Febem toca no Sesc Belenzinho, Zudzilla faz o lançamento de seu álbum “Zulu Vol. 3: Quarta Parede” no Sesc Pompéia, e rola a segunda noite de sideshows do Oxigênio Fest no Cine Joia, com Chelsea Grin, Gloria e AXTY. Ainda no sábado 26, no Rio, Paulinho Moska toca no Circo Voador, enquanto a Terraplana tocano Infinu, em Brasília. No sábado 26 e domingo 27 acontece o Oxigênio Festival em si, no Campo de Marte, ao mesmo tempo que tem as dobradinhas do Sesc, com Castello Branco no Sesc Ipiranga, Siba e a Fuloresta comemorando 20 anos do “Fuloresta do Samba” no Sesc Pinheiros e Assucena cantando “Índia”, de Gal Costa, no Sesc 24 de Maio. Para fechar nossa listona, no domingo 27 tem Fleezus na Casa Natura Musical, Zé Manoel no CCSP e Chico César no Sesc Bom Retiro. E, last but not least, tem Supla cantando clássicos do rock no Bar Alto. Apenas isso para encerrar essa semaninha.
***
FIQUE DE OLHO
Nessa onda de festivais no Rio de Janeiro, surge o Vozes do Amanhã, um festival que segue uma linha de unir o passado ao presente por meio de encontros. O line-up por dias já foi divulgado. No primeiro, Criolo convida Silva e Leci Brandão. E ainda Russo Passapusso, Antônio Carlos e Jocáfi apresentam seu ótimo Alto da Maravilha. No segundo dia, Maria Bethânia convida Tim Bernardes, enquanto Marcos Valle convida Tulipa Ruiz. Com o Coala Festival como um dos idealizadores, o festival acontece nos dias 7 e 8 de outubro, no Museu do Amanhã. As vendas têm início nesta quarta 23.
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, Caetano Veloso.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.