Top 5 SHOWS – As Haim no Centrão (mais “algumas outras”). Presença Festival no Rio. Os Mutantes no Joia. Beijo, Rita Lee

O festival MITA e suas mulheres chegam a SP. Com o Mars Volta indo junto ao Centrão, claro. A semana tem ainda um apelo emotivo. Ainda não acostumados à ideia de que a grande Rita Lee se foi, tem um show dOs Mutantes no Cine Joia, na Liberdade. No mitológico Circo Voador, no Rio, o importante Presença Festival dá a largada para o mês do Orgulho LGBTQIAP+. Agitos legais para pautar nossas saídas de casa nos próximos dias.

Já causando na cena musical brasileira desde o último final de semana, quando aconteceu no Rio de Janeiro, o MITA festival traz agora a SP a trupe liderada pelos mulherões Lana Del Rey e Florence Welch, que lidera o Florence + The Machine. Mas a gente queria jogar o foco, esta vez, nas irmãs inéditas Haim, que estão visitando o Brasil pela primeira vez. A banda de Este, Danielle e Alana Haim (na vinheta acima) vieram ao Brasil com o show do terceiro e último álbum delas, “Women in Music Pt. III”, de 2020, e fizeram um show tão bom e divertido no Rio que até a Xuxa foi homenageada pelas meninas californianas.

Para lembrar e celebrar nossa rainha do rock, Rita Lee, esta semana tem show d’Os Mutantes no Cine Joia, em São Paulo. A banda liderada por Sérgio Dias, que tem tocado mais fora do Brasil, está de volta aopaís após turnê pelos Estados Unidos e Europa. E faz apresentação única na capital paulista. O show terá os clássicos que definem a banda com um dos maiores atos de rock da música brasileira, assim como músicas inéditas do álbum, “ZZYZX”, de 2020.

Em sua segunda edição oficial, o Presença Festival convida Linn da Quebrada, Johnny Hooker e Grag Queen para celebrar o início do mês do Orgulho LGBTQIAP+ , abrindo espaço para entretenimento, mas também propósito e conscientização. Além dos shows, também acontece o Ball do Orgulho, um momento de ballroom executado pela produtora Hell de Janeiro. Este festival é uma verdadeira celebração para todos.. 

Dois nomes que mostram como o underground paulistano pulsa que é uma beleza. O primeiro, o electroindie Drvnk, que faz um show de som e imagens, lança oficialmente no Alto seu mais novo EP, “Goodbye Moon”. Abre a noite o interessante duo pós-punk Bumbo Mudo, que toca e canta sentados, um de frente para o outro, ela nos teclados, ele na bateria. Entende? Programão alternativo.

Julia Mestre faz o lançamento de seu segundo disco, “Arrepiada”, em São Paulo nesta semana, na Casa Natura Musical. A cantora carioca ficou conhecida nacional e internacionalmente graças ao Bala Desejo, badalado grupo de modernidades regressivas da MPB do qual faz parte. Em seu primeiro lançamento após a ascensão do grupo, Julia traz muitos lados diferentes para o palco, do mais romântico, com “Deusa Inebriante”, ao mais sexy, com a dançante “Meu Paraíso”.

***
MAIS

Nesta quinta 1, enquanto sua colega de Bala Desejo toca na Casa Natura, Dora Morelenbaum se apresenta no Bona Casa de Música. Na sexta 2, o gaúcho Tagua Tagua se apresenta “em casa”, fazendo o show de lançamento de seu novo disco, “Tanto”, no Agulha, em Porto Alegre. Ainda na sexta 2, mas em SP, a banda Trupe Chá de Boldo lança seu oitavo disco, “Rua Rio”, no Sesc Vila Mariana. Falando nele, no caso o Sesc Vila Mariana, a carioca Ana Frango Elétrico passará duas noites por lá, sábado 3 e domingo 4, com sua turnê “Pequeno Elétrico Coração Galinha”. Também no domingo 4, a cantora, compositora, atriz, autora e ativista indígena Kaê Guajajara, faz seu destacado show no Sesc Ipiranga. A semana se completa, pelo menos na nossa lista, em Brasília, onde a banda carioca Menores Atos toca no Infinu, no domingo 4.

***
FIQUE DE OLHO

Nosso querido e paulistaníssimo Turá ganhou uma edição em outra cidade. O festival que celebra a música brasileira e suas misturas acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro lá em Porto Alegre (RS). Por aqui estamos ansiosos pelo line-up e acompanhando de pertinho as novidades no insta do Turá (@festivaltura).

***

* Na vinheta do Top 5 SHOWS, o trio californiano Haim..
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.