Session nova do velho Charlatans na rádio americana KEXP lembra época em que a banda inglesa era uma das melhores do mundo

Do nada, a maravilhosa KEXP, rádio indie de Seattle que sobrevive pelas constribuições de seus ouvintes, soltou hoje uma live do maravilhoso grupo inglês Charlatans, que, olha, quase dá para dizer que em algum momento ali no final dos 80 começo dos 90 era uma das principais bandas deste planeta inteirinha. Só maravilhas.

A banda do incrível e twitteiro Tim Burgess, que estava ali forte no bololô indie-dance lisérgico da “ácida” Madchester, se juntou para fazer uma tour pelos EUA em fevereiro. Obviamente passou para tocar em Seattle e, claro, foi fazer uma performance linda na KEXP.

Nesta tour de fevereiro, o Charlatans excursionou pelos EUA junto com outro marcante grupo inglês dos 90, o Ride. Que beleza isso!

Madchester, vale lembrar, foi o apelido de Manchester da época, quando a cena era fortíssima, tinha Stone Roses, Happy Mondays e Inspiral Carpets fazendo a alegria máxima de clubes e festivais em UK, numa galera que estava se achando fashion com camisetas largas e calças baggy e curtindo aquela droguinha do amor que estava pintando, o ecstasy.

Para você sentir o tamanho do Charlatans na música inglesa, TODOS os 13 álbuns deles foram parar no Top 40 dos mais vendidos das paradas britânicas. Três chegaram ao número 1.

O megahit “The Only One I Know”, que ficou séculos em primeiro lugar entre as músicas mais tocadas por um período ali de 1990 e 1991, vendeu só ela, como single, cerca de 250 mil cópias no CDzinho.

Claro, ela fecha a performance de quatro músicas, em quase meia hora ao vivo, da session da KEXP. As outras são todas elas petardos de dançar maluco nos clubinhos ingleses dos anos 90: “One to Another”, “Weirdo” e “Chewing Gum Weekend”.

Que bom ver o Charlatans tocando seus clássicos no gás, sem parecer só uma sombra do que um dia forem.