Depois do baque da morte de Andy Fletcher em maio deste ano, o Depeche Mode anunciou que a vida continua e vai lançar um novo disco, além de sair em turnê mundial em 2023.
“Memento Mori” será o 15º álbum de estúdio do agora duo, um verdadeiro fenômeno da música eletrônica desde os anos 80. O anúncio foi feito por Dave Gahan e Martin Gore em coletiva de imprensa na cidade de Berlim, nesta terça.
“Estamos muito longe de finalizar o álbum por agora, mas estamos vivendo o processo real de gravação. Temos todas as faixas prontas, mas elas ainda não estão mixadas”, explicou o letrista e músico Martin Gore.
Segundo ele, o título do álbum é relacionado à morte, mas já estava definido antes mesmo da passagem de Fletcher. “Um ‘Memento Mori’ é um objeto que é mantido feito algo que nos lembra sobre como a morte é inevitável. Parece algo mórbido, mas creio que podemos olhar por um lado positivo, de que devemos viver ao máximo todos os dias. Gostamos de interpretar dessa forma também”.
Com produção assinada por James Ford, “Memento Mori” está sendo finalizado no circuito Santa Barbara – Nova York e representa a continuação de “Spirit”, disco lançado em 2017.
Nas próximas semanas, deve ser apresentado o primeiro single do projeto e a data de lançamento. Paralelamente, o DM anunciou para março o início de sua turnê mundial, que começará por arenas na América do Norte e ganhará estádios na Europa a partir de maio. Entre as datas está confirmada a aparição do grupo no festival Primavera Sound, em Barcelona.