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* Claro, não esqueça, não. Eu estava brincando. Botei isso no título para parecer dramático…
* Mas, no meio da muvuca do Coachella, vazou nas últimas horas o disco solo do guitarrista (e pianista e…) Jack White e o foco pop agora está dividido. “Blunderbuss”, que sai na semana que vem na Inglaterra e EUA, é muito bom da primeira faixa até a última. Em seus créditos, parece, indica que ele foi inteiramente gravado e produzido por Jack White. As letras todas são dele. O álbum é lançado pela gravadora dele. Você conhece o Jack…
* A brincadeira é que em “Blunderbuss” tem ATÉ os rasgos estridentes da guitarra punk-blues suja de mister White, mas não só. Tem Jack no piano, Jack cantando como nunca, Jack pop, Jack country, Jack indie, Jack anos 70 rock é rock mesmo. O disco é completo e as canções, muito boas.
* Você não viu nada se só escutou até agora os singles, “Love Interruption” (juro, a “pior” do disco, para dar uma idéia) e “Sixteen Saltines”. “Blunderbuss” já começa grande com “Missing Pieces”, que tem Jack em várias vozes e um piano dando o ritmo da música que é de matar. E, claro, a guitarra de Jack. A música tem fases, tem letra forte. Uma delícia. Vem “Sixteen Saltines” e o álbum já começa a mostrar as faixas da categoria “absurdo”, principalmente com a terceira, “Freedom is 21”, a do single do balão.
“Freedom is 21” é cheio de eco e começa marcada pela bateria, daí entra a guitarra com a marca que vai atravessar a música para Jack White brilhar em volta. Estamos em Nashville. Pelo que eu entendi, tem um duelo de guitarra com o órgão no meio que dá vontade de organizar uma festa em algum lugar só para tocar essa música na pista bem alto.
* A partir daí, e depois de “Love Interruption”, disco vai e vem para todos os lados da música, cada hora elegendo um “personagem principal”: o piano, a voz de White, a guitarra… Neste balaio roqueiro tão moderno quanto regressivo, minhas favoritas são as espetaculares “Weep Themselves to Sleep” (essa tem um quê de ópera!) e “I’m Shakin'” (e essa, bluseira, podia ser do White Stripes, se a Meg fosse uma baterista de verdade). Sobre a linda “Hip (Eponymous) Poor Boy”, você começa a entender um dos caminhos de “Blunderbuss”. Jack White se aproxima de um lado rock-ópera teatral tipo Queen. Isso explica “Weep Themselves to Sleep” também, a que eu citei antes.
* Jack, que começou no novo rock como um guitarrista singular, agora pode ser chamado de um músico plural.
* Não vou falar de outras faixas “Blunderbuss” agora, senão vocês vão achar que é meu disco do ano. E, olha, vou dizer que…
************ Ouça as ótimas “Freedom Is 21” e “I’m Shakin'”
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Jack White em foto de março agora, fazendo um show “pop-up” de duas músicas em frente ao ônibus de sua gravadora, a Third Man Records, numa hora qualquer no último South by Southwest, no Texas
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