Foi emocionante o show do “herói do underground” Daniel Johnston, na sexta-feira passada (26.04), no Beco 203. E que recepção calorosa do público diante de um artista tão frágil e atormentado pelos próprios “demônios”. Diagnosticado com esquizofrenia e bipolaridade, o cantor nunca deixou que esses problemas interferissem em sua arte, gravando mais de trinta discos em trinta anos de carreira.
A apresentação seria originalmente em março, mas foi cancelada por problemas de saúde. Mas assim que melhorou, Johnston remarcou a turnê pela América Latina, passando também pelo Chile e pela Argentina.
O show começou com Daniel Johnston sozinho no palco, cantando e tocando guitarra por duas músicas. Percebendo que ele ainda estava tímido e um pouco inseguro, os fãs o aplaudiram tanto que ao chamar a banda que iria acompanha-lo, Johnston já estava mais relaxado e feliz. A “super banda” de apoio foi formada por músicos conhecidos da cena indie paulistana, que são também fãs do cantor.
O que se viu foi um show inesquecível, sensível e melancólico, com todos em silêncio (algo raro por aqui!) e cantando em coro as letras sobre dores e amores não correspondidos. Uma de suas músicas mais famosas, “True Love Will Find You In The End”, encerrou a apresentação levando o público às lágrimas. Mas nem bem os fãs se recuperaram, ele resolveu voltar sozinho ao palco para cantar “Devil Town”.
Como bem definiu essa resenha na revista Rolling Stone, “foram 53 preciosos minutos de um show cheio de doçura”. <3 Veja o setlist abaixo: