* Olha… Essa é boa. Tem os mashups de DJs, mas dia destes em um estúdio de Porto Alegre foi realizado o primeiro mashup de banda, as duas tocando juntas e misturadas, cada uma um sucesso seu. O resultado disso, que saiu hoje às plataformas, foi a junção de duas instituições indies gaúchas, as bandas Comunidade Nin-Jitsu e Bidê ou Balde, fazendo o amálgama indie de dois de seus maiores “clássicos”: “Detetive”, da Comunidade, e “Melissa”, da Bidê.
Teve uma época em que o rock gaúcho dominava as atenções na CENA. Com a MTV Brasil no auge ajudando na bombação dos pampas. Comunidade Nin-Jitsu e sua “Detetive” rendeu o VMB (Video Music
Brasil) de melhor democlipe de 1997, o que valeu à banda de Fredi Chernobyl um contrato com gravadora. Já a Bidê ou Balde, em 2001, faturou o VMB na categoria Melhor Grupo/Artista Revelação e também um contrato com uma major, o que fez a banda até mudar para São Paulo num período, para dar um boost na carreira.
A ideia de juntar os dois hinos do indie gaúcho nasceu, claro, num churrasco gaúcho, anos atrás até. Juntaram os instrumentos, fizeram de chinfra e a coisa fluiu tão bem que marcaram um estúdio. O mashup de bandas, real, orgânico, valvulado melhor definindo, tem o Fredi Chernobyl encorpando as guitarras de “Melissa”, o vocalista Carlinhos, da Bidê ou Balde, engrossando o coro em “Detetive” e por aí vai.
Aquilo deu nisto. Veja como ficou o mix “Detetive Melissa” e veja os vídeos premiados de cada uma das músicas separados.
https://youtu.be/ytqIgiuPG4Q
***
* A arte da capa do single é de Jessica Porto.
>>