>>
* Opa, opa! Por uma semana, na verdade de ontem até o próximo dia 12, o site Oh You Pretty Things está exibindo em streaming aberto, gratuito, o maravilhoso documentário em preto-e-branco “I Am Trying to Break Your Heart: A Film About Wilco”, em sua seção Film of the Week.
O site Oh You Pretty Things é conduzido por um coletivo de artistas visuais e diretores de filmes baseado no Brooklyn, em Nova York. A exibição desses especiais filmes semanais são de responsabilidade do cineasta Gary Hustwit e de sua companhia independente Film First para este período de quarentena. Inclusive há uma iniciativa do site de arrecadar, neste caso do filme do Wilco em especial, algum dinheiro para ajudar uma ONG de Chicago, terra da banda, que ajuda habitantes locais em difíceis condições de lidar com as consequências de uma cidade dessas parada por conta de uma epidemia.
“I Am Trying to Break Your Heart”, nome do documentário dirigido por Sam Jones, é também como é batizada a faixa de abertura do quarto disco de uma das nossas bandas prediletas na vida (Oi, Popload Festival 2016!), o seminal “Yankee Hotel Foxtrot”, lançado em 2002 e que ganhou algumas menções em sites e redes sociais na semana retrasada e passada, por causa de seu aniversário de 18 anos.
O disco foi lançado no final de abril daquele 2002. O documentário, que registra cena dos bastidores da gravação do álbum, saiu dois meses depois, em junho.
O filme, que era para ser apenas sobre o processo criativo do disco, acabou pegando a banda lidando com brigas internas entre seus integrantes e deles com a gravadora, a Reprise, que pertencia ao grupo Warner. Quando a Reprise dispensou a banda porque a arrancada de vendas do disco foi decepcionante para eles, o Wilco botou o “Yankee Hotel Foxtrot” à venda de forma independente em seu website, foi bem-sucedido com a ação e viu sua carreira deslanchar. O babado deste documentário artsy e real sobre esse grande disco do Wilco vai mais fundo. Fora as músicas incríveis todas.
O lindo pôster de divulgação do documentário ganhou reprint e está sendo vendido, em edição limitada, por 30 dólares no site.
>>