Que a CENA independente brasileira está quente a gente diz aqui há uns quantos anos? Uns quatro, cinco? Isso não é novidade. O número de festivais pelo Brasil está um absurdo. O número de shows nas casas, pelo menos em São Paulo, já está naquele ponto de que a gente vai em um e perde dois na mesma noite. Antigamente a gente só saía para ver bandas uma ou duas vezes por semana…
A CENA está ampla e com uma pluralidade que não se vê nem em mercados musicais mais, digamos, adultos que o nosso. É muita música boa lançada por aqui toda sexta-feira.
Então a gente teve uma ideia para começar este 2020, bem Popload.
Listas de melhores discos e músicas do ano são legais, mas queremos fazer uma que converse com todo mundo toda semana, caminhando no ritmo da CENA. Igual à “Billboard” ou os charts ingleses, mesmo. Aquela lista que gera ansiedade: quem vai ficar com o primeiro lugar? Quem entrou e quem saiu?
Por isso decidimos criar o Top 50 da CENA.
Só que é uma lista diferente. Não contempla plays e vendas. São as músicas da nossa CENA que nós da Popload queremos que você preste atenção. Ou mais atenção. Ou alguma atenção. Vale a importância delas no contexto: a qualidade, a repercussão, o impacto por aqui. Pessoal e jornalístico, como sempre. Um espaço para mostrar e discutir, através de um ranking “pessoal” nosso, com uma curadoria nossa, sobre o que andamos pensando da CENA. É um ranking, sim, mas é espaço de divulgação também.
Que música nova ou quase nova nos pegou na semana? Que sucesso (dentro da nossa medida) está falando alto para nós? Que canção ainda desconhecida ou nem tanto merece nosso destaque. Pela lista falamos dos shows que vimos, dos vídeos que gostamos, dos artistas que se movimentaram recentemente e nos chamaram a atenção. Semana a semana vamos trabalhar essa ideia.
Nesta primeira edição, vamos apresentar quase que um resumo do ano passado, com algumas coisas poucas lançadas neste ano. São as nossas 50 músicas da CENA brasileira favoritas até aqui, até agora, de um tempinho para cá, seguida de um textinho falando sobre sobre as dez primeiras.
Nosso ranking fica em formato de playlist lá na Deezer. Siga para ouvir tudo o que selecionamos e para acompanhar a produção da lista da semana que vem. É por lá que adicionamos possíveis novidades, fazemos teste da nossa ordem favorita, por exemplo.
Então toma o primeiro Ranking Popload da CENA, semanal, um Top 50.
1 – Saskia – “Tô Duvidando”
Já escutou o disco da Saskia? A gaúcha é uma das revelações do ano passado para você também? Não duvidamos que semana que vem esta música se mantenha no topo da lista, não. A participação do Edgar nela, então. Outro nível esses dois.
2 – Carne Doce – “Temporal”
Que musiquinha enoooorme soltou o grupo goiano Carne Doce para já anunciar que em 2020 vai ter disco novo, o quarto da banda do casal Macloys/Salma. A gente aqui quer morar nessas guitarrinhas que embalam a música nova, da metade para a frente.
3 – Ana Frango Elétrico – “Chocolate”
Ficamos aqui pensando no abstrato desta música. Entendemos nada e tudo certo. Ana Frango Elétrico merece toda a atenção que está recebendo. Se até o gringo do Anthony Fantano já sacou ela, você está esperando o quê?
4 – Hot e Oreia – “Estilo”
Da ótima cena mineira de rap, Hot e Oreia conseguem dosar aqui humor e mensagem de uma maneira única. A sacada “Cês são CS, eu RPG” é para poucos. E o “pior” é que o som é bem bom. Olhos neles.
5 – Bixiga 70 e Luiza Lian – “Alumiô (Cai Na Terra)”
O encontro entre Luiza Lian e Bixiga 70 nasceu com cara de clássico. Fica a deixa para um projeto mais extenso, um álbum, quem sabe? Estamos na espera.
6 – Vivian Kuczynski – “Prédio”
Que voz (ou vozes) a Vivian tem. Outra revelação do ano. E outra música que a gente já discutiu por aqui. Uma proposta de som que não aparece todo dia na música brasileira.
7 – Yma – “Vampiro”
Os shows da Yma que andamos vendo por aí ajudaram a recolocar o disco dela, que foi lançado lá no começo do ano passado, de novo em rotação por aqui. “Vampiro” é uma delícia de música.
8 – Mc Thá – “Rito de Passá”
Quem não entender com a MC Thá a dimensão do funk em si e no diálogo com outros gêneros, não entende mais. Uma contribuição imensa ela dá aqui em “Rito de Passá”.
9 – Emicida – “Ismália”
A gente já falou desta faixa por aqui. Se o novo álbum do Emicida for encarado como um filme, “Ismália” é a cena mais triste. Um resumo sobre a tragédia do racismo na estrutura social do país. Que peso de som. Que coisa séria.
10 – Boogarins – “Sombra ou Dúvida”
A melhor banda brasileira em atividade? Os Boogarins fizeram mais uma beleza de disco no ano passado. E esta música é uma das belezas dessa beleza.
11 – Black Alien – “Vai Baby”
12 – Djonga – “Bença”
13 – Papisa – “Fenda”
14 – O Terno – “Pra Sempre Será”
15 – Francisco, El Hombre – “ENCALDEIRANDO :: Aqui Dentro Tá Quente”
16 – Apeles – “A Alegria Dos Dias Dorme No Calor Dos Teus Braços”
17 – Moons – “No More Tear About It”
18 – Linn Da Quebrada – “Oração”
19 – Fresno – “Sua Alegria Foi Cancelada”
20 – Marrakesh – “Prove Me Wrong”
21 – Supervão – “XXI”
22 – Gumes – “Impossible”
23 – AIYÉ – “Terreiro”
24 – Brvnks – “Don’t”
25 – Alessandra Leão – “Ogum Está De Ronda”
26 – Nego Gallo – “DVD”
27 – Bruna Mendez – “Tropical”
28 – Meu Nome Não É Portugas – “Raiz”
29 – Céu – “Rotação”
30 – Livia Nery – “Estranha Melodia”
31 – Amen Jr. – “Futuro”
32 – Martte – “Sua Pele”
33 – Filipe Ret – “Ilusão”
34 – Diomedes Chinaski – “Meus Nikes”
35 – Raça – “Paciência”
36 – Fióti – “Quero Te Ver Bem Amanhã”
37 – Liniker e os Caramelows – “Chicha Morada”
38 – Jonnata Doll e os Garotos Solventes – “Volume Morto”
39 – Giovani Cidreira – “Oceano Franco”
40 – Rt Mallone – “Noizke”
41 – Karol de Souza – “Tambor”
42 – Cidade Dormitório – “Besa”
43 – Rômulo Fróes – “Elza”
44 – Flerte Flamingo – “Curió”
45 – Nill – “Embalagens”
46 – Pabllo Vittar – “Amor De Que”
47 – Souto MC – “Retorno”
48 – Knust – “Jovem Estrela”
49 – Violet Soda – “Lazy Guy”
50 – Rachel Reis – “Ventilador”
**
* A foto da Saskia que ilustra a chamada deste post na home da Popload é de Anselmo Cunha. Salma Carne Doce ilustra o logo do Top 50 desta semana.
* Até o Top 50 da semana que vem!
>>
Precisa conhecer Alex Albino!!! Já tem 2 singles lançados (“AA Song” e “Casmurro”) e os shows dele são um absurdo de bom! @thealexalbino