Agora a POPLOAD agora abre espaço para alguns colaboradores! Apesar de tratarmos de música e cultura pop em geral, sem preconceitos de estilos, acabamos falando mais de uns que de outros. É para preencher algumas lacunas que escalamos alguns “experts” para compartilharem aos fins de semana o que eles têm ouvido por aí e que acabam escapando da nossa congestionada antena. Hoje, temos a participação do Felipe Evangelista, fanático por hip-hop. Ele vai responder pela “Popload Beats” e estreia falando sobre o THE ROOTS, yo!
Popload Beats — por Felipe Evangelista
A SOBERANIA DO THE ROOTS
Um dos álbuns mais aguardados do ano está em nossas mãos! “…And Then You Shoot Your Cousin”, décimo primeiro álbum do grupo The Roots, foi lançado na última segunda-feira com a dura missão de ser o sucessor do aclamado “Undun”, de 2011, último álbum do grupo.
A arte do álbum é uma obra de 1964 do artista Romare Bearden, chamada Pittsburgh Memory
O curioso título faz referência à música “Step Into a World (Rapture’s Delight)” do rapper nova-iorquino KRS-ONE. O trecho que inspirou o The Roots diz que os MC’s, ao invés de se preocuparem com a música, estão mais preocupados com o dinheiro e com isso, passam a comprar armas esperando acontecer alguma coisa. Já que não acontece, eles acabam atirando em seus primos. Eles estão “paranóicos”. É uma clara referência ao rapper Slick Rick, que em 1990, atirou em seu primo achando que o cara estava armando um plano para ele ser roubado.
Desde o lançamento de “Undun”, muita coisa aconteceu na vida do The Roots. Em setembro do ano passado, eles surpreenderam o mundo ao lançar um disco em conjunto com o inglês Elvis Costello. Em seguida, pousaram em solo brasileiro para fazer um show muito elogiado no Planeta Terra (quem não lembra do Tuba Gooding Jr.?) e no começo de 2014, mudaram juntamente com Jimmy Fallon para o The Tonight Show. Foi justamente no programa que o grupo fez a primeira apresentação ao vivo para a divulgação do álbum novo. Questlove, Black Thought e cia. apresentaram a faixa “Never” na companhia do DJ A-Trak e do Metropolis String Ensemble.
Falando um pouco mais do álbum, é clara a diferença de proposta em relação ao trabalho anterior. Se em “Undun” a história toda era centrada na vida do jovem Redford Stevens, “…And Then You Shoot Your Cousin” aborda a história de diversos personagens. Em entrevista concedida à revista XXL em fevereiro, Black Thought explicou com mais clareza as diferenças entre os projetos. “Nós criamos alguns desses personagens que vemos. Nós como artistas, músicos, cidadãos da Filadélfia, nova-iorquinos, homens negros, estamos familiarizados com cada um desses personagens, e meio que os apresentamos ao resto do mundo de uma maneira que os tornam mais fáceis de serem entendidos do que talvez vistos.”
Black Thought também fez questão de afirmar que a essência dos dois projetos são parecidas. “É conceitual. É outro álbum conceitual no espírito de Undun.”
Diferenças de lado, “…And Then Shoot Your Cousin” apresenta mais um trabalho sólido e complexo dos integrantes do The Roots, que vem se consolidando como um dos artistas mais criativos e talentosos do hip-hop. O álbum também conta com participações de vários velhos conhecidos do grupo, entre eles Dice Raw, Greg Porn, Patty Crash e Mercedes Martinez. Outra participação importante é a do cantor Raheem DeVaughn.
*Felipe Evangelista tem 27 anos e passou mais da metade da vida ouvindo hip-hop. É administrador e aspirante a produtor musical.