CENA – Apeles lança primeiro vídeo de “Rio do Tempo”, uma música ótima de um disco ótimo. Mas o vídeo simples não é assim tão simples

>>

apeles

* Um dos grandes álbuns do indie brasileiro deste ano, “Rio do Tempo”, do Apeles, solta um maravilhoso de tão simples mas nada simples vídeo para a música que dá nome ao disco. É a primeira canção do álbum a ganhar imagens.

“Rio do Tempo”, o álbum, é obra de Eduardo Praça, ex-vocalista da banda Quarto Negro e guitarrista da Ludovic. Apeles é o nome de seu novo projeto, cheio de referências na literatura portuguesa e no indie rock globalizado. O disco tem 10 faixas de experimentações intimistas, carregadas de “camadas”, como se costuma dizer. Pegue toda a delicadeza das músicas do Ludovic, mas sem os arroubos romântico-intempestivos de Jair Naves, aproxime o som da fase folk do Arcade Fire ou da fase intimista do Bon Iver e pronto: você tem uma ideia do incrível Apeles.

“Rio do Tempo”, o vídeo, deve ser o melhor feito no indie nacional neste ano de bons vídeos. Foi filmado na Argentina no ano passado e tem a conhecida atriz sergipana (radicada na Argentina) Ailin Salas, 24 anos mas já com muitos filmes e séries de TV no país hermano. E, incrível, Naiara Aiwada, sobrinha do presidente argentino Mauricio Macri, é a outra que dança ao som lindo do Apeles. Olha isso:

O disco do Apeles tem participação de diversos nomes da cena indie nacional, desde o já conhecido vocalista da Vanguart Hélio Flanders, até o multi-instrumentista e pau-pra-toda-obra Jojô (Wannabe Jalva, Pássaro Vadio e mais algumas). O disco marca uma fase ainda mais intimista de Praça nas composições e brinca de uma forma profunda com as camadas de instrumentos e modulações, algo que já era característica da Quarto Negro, mas que agora ganha ainda mais força.

As referências sonoras se misturam em cada canção, mas mantêm sua base no folk, no dream pop e no experimentalismo das ambiências criados ao redor da voz de Praça. Essa mistura da sua voz muito característica e do instrumental bem carregado, consegue soar de uma forma muito sutil quando é complementada pelas composições altamente biográficas.

Tão biográfica quanto as letras e ainda mais globalizada que a sua formação ao vivo é o nome escolhido pelo artista para o projeto. Segundo os livros de história, Apeles foi irmão da poetisa portuguesa Florbela Espanca, uma das mais importantes do gênero e conhecida por trazer textos extremamente íntimos sobre saudade, tristeza, desejo e sedução, temas marcantes nas próprias letras de “Rio do Tempo”.

O disco completo está disponível em todas as plataformas digitais. Abaixo, você pode ver um vídeo-spoiler de uma das músicas do álbum, que não é considerado um vídeo exatamente (não é?), da arrasadora faixa “Imensamente Sutil”. O não-vídeo tem uma participação da atriz Bia Arantes.

No canal do Apeles no Youtube você encontra, grátis, todas as músicas de “Rio do Tempo”.

>>

1 comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *