>>
* A banda canadense Arcade Fire abriu ontem no Rio de Janeiro a visita da vez por terras brasileiras. O adorado grupo de Win Butler tocou no país em 2005 em Rio, SP e Porto Alegre, à sombra dos Strokes no Tim Festival, e vem agora trazido pelo Lollapalooza paulistano, onde se apresenta amanhã, domingo.
O show do Rio foi no Citibank Hall, na Barra da Tijuca, e como tem acontecido nesta turnê do álbum “Reflektor” rolaram as músicas novas, os hits antigos, o teatrinho da banda fake com máscaras gigantes, a musiquinha local de algum artista homenageado.
Pela temperatura de Twitter e Instagram vinda de posts cariocas, o Arcade Fire emocionou ontem. Em crítica de Silvio Essinger, para o jornal O Globo, foi uma “alt-folia”, uma folia alternativa, um carnaval indie. Moçada, atendendo um pedido da banda, levou confete e serpentina ao show. Tinha 3000 no Citibank Hall, ontem.
Antes de a banda entrar em cena, cenas do filme carnavalesco “Orfeu Negro”, produzido no Rio nos anos 50, apareceram no telão. Eles utilizaram trechos visuais do mesmo filme em um dos teasers (acho que o primeiro) que precederam o lançamento do disco novo, “Reflektor”. E foi com “Reflektor”, a música, que a banda iniciou o show de ontem.
A homenagem local que o Arcade Fire sempre promove onde toca ficou por conta da música “Nine Out of 10”, de Caetano Veloso, do disco “Transa”, de 1972. A canção enfeitou o momento antes do bis, “tocada” pela banda fake. Win Butler e amigos expulsaram os caras do palco em meio ao Caê sonoro e tocaram mais três das 17 músicas do grupo, que compuseram a apresentação carioca.
< align="center">Win Butler fazendo uma selfie no palco do Citibank Hall ontem no show do Rio de Janeiro, em foto do Twitter do brother Roger Lerina (@lerina)
Abaixo o vídeo de “Normal Person”, do disco novo, que abriu o bis e teve o teatro do Caetano com a banda fake.
Tem também o setlist e outros vídeos de galera das músicas do show, como “Reflektor”, “Ready to Start” e “Wake Up”, tipo acústica, cantada pela banda e pelo público em uníssono, para encerrar o concerto.
O Arcade Fire, ontem no Rio, incluiu no setlist a “perdida” música “Neighborhood #2 (Laïka)”, a pedidos brasileiros. A incrííível canção, do álbum “Funeral”, o primeiro (2004), não era tocada ao vivo havia anos, parece. O pedido foi feito pelo Arcade Fire Brasil.
* Foto que abre o post é de Andre Muzell, do UOL. Imagem da banda toda no palco tirada do Twitter de Juliana Celestino (@julicelestino)
>>