>>
* Já falei aqui que o Nirvana foi meu Beatles, né?
À custa de um corriqueiro “reissue”, voltamos a respirar Nirvana por estes dias. A gente já entra nesse assunto em especial.
Antes, queria dizer que neste final de semana, num grupo de Whatsapp de amigos, mandaram a foto de uma senhora vestindo a famosa camiseta preta do Nirvana com o famoso logo da banda, o smiley com a boca ondulada, olho de vidrado e a língua de fora. Chapadão. Loaded. Esse logo, que mostra o símbolo do sorriso que virou emoticon interplanetário, foi “deturpado” para ser adotado como imagem em camisetas e pôsteres do grupo de Kurt Cobain. Reza a lenda que o desenho era a cara do Cobain quando ficava doidão, rindo à toa de modo torto, por isso a referência. E também que estaria estampado desse jeito num muro de um clube em Seattle, onde a banda tocou no início da carreira. Enfim.
ACONTECE QUE a foto que apareceu “na turma” neste final de semana era da mãe de uma amiga, que surgiu de repente em casa com a camiseta, para a surpresa dos filhos. Vestidona, toda feliz. Quando indagada na linha “Mãe, WTF?” pelos filhos, a senhora contou a história. Estava dando um rolê no Bom Retiro, viu a camiseta, achou o desenho bonitinho, e comprou. Comprou três: para ela, para irmã e PARA A MÃE dela. Porque achou que era uma daquelas camisetas “para ajudar uma causa nobre”, de auto-ajuda, com mensagem positiva, para as pessoas sorrirem. Haha.
Um dos filhos explicou, enquanto rapidamente tirava a foto. “Mãe, não só ela não passa assim uma mensagem ‘positiva’, de auto-ajuda, como o desenhinho é de uma figurinha doidona e o sujeito líder dessa banda era drogadaço e se matou dando um tiro na cabeça”. A senhora ficou cho-ca-da. Mas não tirou a camiseta, hahaha.
Não é sensacional?
Amanhã sai nos EUA o relançamento especial do terceiro e derradeiro disco do Nirvana, o grande “In Utero”, 20 anos de idade, remasterizado e em edição tripla comemorativa. Com uma faixa inédita, “Forgotten Tune”, nome mais que apropriado.
O “In Utero Super Deluxe” terá 60 faixas entre gravações remasterizadas, remixes, faixas demos e materiais inéditos num box de quatro CD/DVDs. Junto, será lançado também, na íntegra (em CD e DVD), um dos lendários shows do grupo – “Live and Loud” – realizado em Seattle em 13 de dezembro de 1993, no Píer 48.
Já temos a faixa “Forgotten Tune” por aí, sobra das sessões de “In Utero”. Nada demais, parece o Nirvana num ensaio, numa jam-session aleatória de barulho. Por isso, não deixa de ser linda, hehe.
>>