All my friends. Beck, Jarvis Cocker, Franz Ferdinand, os poetas e a Popload ontem em Londres

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* O Melhor do Twitter, você sabe, está gozando férias. No momento, ele se encontra vendo shows em Londres. Se mais uma vez ele vai faltar na Popload hoje, pelo menos fica mandando relatos legais de shows incríveis. Tipo este:

* No ano passado, Beck lançou um “disco” que não foi ouvido por ninguém. O “Song Reader”, na verdade um livro lindo de capa dura, vinha com 20 partituras prontas para serem executadas pelos fãs, da maneira como eles quisessem interpretá-las. No site do projeto você pode ouvir e ver versões ecléticas de músicos do mundo todo. Apesar da maioria das versões caírem para o folk, arranjos e outros instrumentos são “opcionais”, fazendo com que cada uma das versões nunca seja igual à outra.

No show realizado ontem, no Barbican, em Londres, a ideia era mais ou menos essa. Enviar uma partitura para cada banda/artista e deixar que eles criassem uma música em cima daquilo escrito pelo Beck, mas com arranjos e intervenções necessários. Assim como quem compra o livro-álbum, nenhuma banda convidada tinha ouvido ou tocado nenhuma daquelas músicas antes, e não puderam ter contato com o Beck, que só ouviu tudo ali no dia, durante as passagens de som. Foram três dias de ensaios e pronto. Convidados como Jarvis Cocker (!), Franz Ferdinand (!!), Charlotte Gainsbourg (!!!), Joan As Police Woman, Guillemots, Beth Orton, The Irrepressibles, Conor J. O’Brien, The Pictish Trail entre outros, e o próprio Beck, claro, se revezaram tocando o álbum na íntegra com o apoio de uma banda fixa de quinze músicos (!!!!) no palco.

Tirando duas músicas tocadas no começo do ano em um show na Califórnia, Beck nunca havia tocado as canções do “Song Reader” ao vivo. Ele se recusava a fazer isso, na verdade. Segundo ele, a ideia era que quem tivesse a partitura em mãos se apropriasse dela. Um dos métodos mais antigos de lançamentos de música de que se em notícia (era assim que as eram distribuídas antes da invenção da música gravada), ironicamente ele também reflete a geração de hoje: seria o “do it yourself” levado ao pé da letra. O show contou com quatro intervenções no estilo “spoken word” de escritores britânicos, entre eles o sensacional poeta-punk John Cooper Clarke. Luke Wright, jovem e sarcástico poeta inglês, conseguiu resumir todo o projeto nos 4 minutos do seu discurso. Aos berros, como se estivesse liderando uma passeata na Paulista, implorava para que o mote “punk” dessa (a sua e a dele) nova geração seja não o do “Faça você mesmo” e sim, “Faça seu próprio entretenimento”. “Não compre música, faça música”, berrava. Make Your Own Entertainment. Recado dado.

O show foi dividido em duas partes, com dez músicas e dois manifestos “spoken word” em cada bloco, mais um bis. Os quinze músicos da banda fixa ficaram no palco o tempo todo, enquanto os convidados célebres entravam um a um. Assim como no livro, cada música tinha uma capinha-pôster correspondente, que ficava exposta no telão. Jarvis Cocker era a atração mais esperada e fez uma das versões mais bonitas, cantando “Why Did You Make Me Care?”. Mal acostumado a não ter toda a atenção só para ele no palco, foi o primeiro a se dirigir e a se apresentar (como se precisasse) à plateia. A maioria dos artistas simplesmente entrava, tocava e saía. Mas, como um bom Jarvis, náo só se apresentou como pediu que todos gritassem pra ele. Básico. 🙂 Assim como no site, as versões pendiam para o folk-country, mas todos deixaram as músicas com cara de músicas próprias. As duas tocadas pelo Franz Ferdinand (“Saint Dude” e “Leave Your Razors by the Door”) pareciam mesmo músicas novas da banda, com cara de “hit-Franz”.

A mesma música “Saint Dude” foi também executada pelo Guillemots, justamente para mostrar como cada um via e entendia a missão que tinha recebido. Foram duas performances completamente diferentes. Performáticos e com uma versão megateatral e interativa para “We Wear Cloaks”, o idolatrado (aqui) grupo humorístico The Mighty Boosh acabou sendo um dos mais aplaudidos, ironicamente (vishe Jarvis!), “abrindo” para Beck.

“Vai ser difícil bater isso”, disse o dono da noite, entrando só depois do intervalo para três músicas seguidas, acompanhado de uma (muito) tímida Charlotte Gainsbourg – escolhida a dedo por ele – que de tão nervosa mal descruzou os braços. Para encerrar, o palco do Barbican, não se sabe como, conseguiu acomodar TODAS as bandas (mais a big band de fundo) ao mesmo tempo, para a música final e para o bis, cantando a versão-Beck para “Rough on Rats”. Emocionante e bizarro ao mesmo tempo, principalmente quando você vê um Mighty Boosh com chifres de diabo abraçando a Charlotte Gainsbourg, que conversava com o Jarvis enquanto ele combinava alguma coisa com o Alex Kapranos e…

Com tanta pompa e tanto milhares de libras em cima daquele palco, dá para entender por que foi uma apresentação única, mas bem que uma versão mais compacta do projeto, envolvendo alguns artistas locais, até, poderia se espalhar por outros países. Hein? Hein?

Alguns vídeos. Não estão lá naqueeeeela qualidade, mas…

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