>>
Mais um pouco de Bowie, se vocês nos permitem. Não é segredo que Bowie era tão genial, mas tão genial, que parecia ser de outro mundo. Nunca um título de filme foi tão adequado ao ator principal quanto “O Homem Que Caiu na Terra” (1976), baseado em livro de Walter Tevis, sobre o alienígena que vem parar em nosso planeta azul, em busca de água.
Mas Bowie se interessava pelo espaço e por ficção científica muito antes disso. Seu primeiro hit, “Space Oddity”, foi gravado em junho de 1969 e lançado no mês seguinte, nove dias antes do homem ter pousado na Lua (20/07/1969). A história de Major Tom, astronauta que não responde aos chamados da Terra, serviu de metáfora para falar da falta de comunicação e da tristeza entre as pessoas – “Planet Earth is blue and there’s nothing I can do”. E por aí vai.
Em 2013, o canadense Chris Hadfield, comandante da Estação Espacial Internacional (ISS) e fã de Bowie, levou um violão para o espaço e gravou sua versão de “Space Oddity”, que se tornou a primeira música a ganhar um clipe rodado no espaço. Aqui embaixo, Bowie disse que era, provavelmente, “a mais tocante versão já feita dessa música”. De volta à Terra, Hadfield afirmou que a cover “foi uma oportunidade de mostrar às pessoas onde nós realmente estamos na exploração do espaço. Não estamos apenas sondando o que há além da Terra, nós moramos nela”.
Depois de “Space Oddity”, Major Hadfield lançaria “Space Sessions: Songs from a Tin Can”, álbum todo gravado na estação espacial. Depois de “Space Oddity”, Major Tom voltaria em “Ashes to Ashes”, “Hallo Spaceboy” e na faixa-título do recém-lançado “Blackstar”. Abaixo, os dois em ação.
>> Em sua página no Twitter, Hadfield postou esta homenagem a Bowie:
Ashes to ashes, dust to stardust. Your brilliance inspired us all. Goodbye Starman. pic.twitter.com/FbcxlAzces
— Chris Hadfield (@Cmdr_Hadfield) January 11, 2016
>> Enquanto isso, a conta oficial da NASA avisa que “batizou” o asteroide de número 342843, que orbita entra Marte e Júpiter, de Davidbowie.
Dancing out in space. An asteroid named for David Bowie orbits between Mars and Jupiter: https://t.co/xxVINJzbz2 pic.twitter.com/HYrmGm7cwg
— NASA Solar System (@NASASolarSystem) January 11, 2016