Hi, How Are You? Daniel Johnston dá conselhos a Daniel Johnston em novo doc sobre a vida do herói underground, com participações de Soko e Lana Del Rey

>>

Antes de tudo, repetimos o aviso: seguimos em passos lentos por aqui enquanto a Popload passa por reconfigurações e ajustes técnicos.

danieljohnston-9167
Daniel Johnston em apresentação no Popload Gig #20, em 2013, em foto de Fabrício Vianna

Demorou, mas finalmente saiu do papel e do crowdfunding o aguardado minidoc sobre o nosso (e do Kurt Cobain) “herói underground” Daniel Johnston, atração de um emocionante Popload Gig lááá em 2013. Foi lá em 2013 também que falamos pela primeira vez desse curta-documentário do diretor e ator Gabriel Sunday, que retrata a parte mais doida e intensa da carreira de Johnston.

11221418_908402759194789_6709726476346915941_n

O projeto “Hi How Are You Daniel Johnston?” levou praticamente oito anos para ficar pronto e começou a ser filmado há dois, com o próprio Johnston “de hoje” contando suas histórias e dando conselhos para um Johnston do passado (mais especificamente de 1983), vivido pelo diretor. A narrativa se desmembra em outras e datas e personagens se misturam, e é essa vibe alucinógena que funciona como fio condutor do filme. Com apenas 15 minutos de duração, o doc, lançado em novembro, pretende levar o público para dentro da perturbada cabeça de Johnston, que sofre de transtorno bipolar e de esquizofrenia. Seu quarto-sala, recriado em detalhes para as cenas do filme, serve para criar esse clima claustrofóbico que ajuda(va) no processo criativo de suas canções e desenhos.

Screen shot 2015-12-04 at 1.22.20 PM

A cantora e atriz francesa Soko faz o papel de Laurie, o grande amor da vida de Daniel Johnston e inspiração de boa parte de sua arte. E ela não é a única musa indie a fazer parte dessa adaptação.

Sunday colocou o projeto no Kickstarter para que os fãs do cantor o ajudassem a terminar a filmagem e comercialização. E foi aí que a nossa querida Lana Del Rey e o rapper Mac Miller – que chegou a tatuar um desenho do Johnston no braço – praticamente se tornaram os produtores executivos do curta, doando 10 mil dólares e encerrando com sucesso a “vaquinha coletiva”.

Screen shot 2015-12-04 at 1.13.54 PM
Johnston, Laninha e Sunday – foto por Sara Clarken

A cantora fez ainda uma emocionante versão de “Some Things Last a Long Time”, que foi usada no trailer e toca nos créditos finais. Em entrevista para a Billboard, Lana disse: “O filme me emocionou. Foi triste”, disse ela após a estreia em que Daniel Johnston também participou (*foto acima). “Eram tantas dimensões em uma mesma sala: o passado, o presente e ele ali, assistindo a ele mesmo. A única coisa que eu espero é que ele entenda que enquanto está sozinho na casa dele fazendo arte — e ele me disse que ainda faz isso todos os dias –, saiba que ele realmente fez muita diferença na vida de algumas pessoas. Inclusive na minha.”

Abaixo, o trailer, um trecho do filme e a incrível cover de Lana Del Rey para canção linda do mito Daniel Johnston:

*Você pode alugar ou comprar o minidoc no Vimeo, aqui.

>>

1 comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *