Popload Sonidos traz as duas atrações latinas que você não pode perder na Virada Cultural!

>>

* Horácio Martin, ou Horaz, é o jornalista e videomaker argentino por trás da coluna SONIDOS, publicada quinzenalmente aqui na Popload. Para esta semana, Horaz escolheu os shows latinos que você não pode perder na Virada Cultural! Destaque para a talentosa rapper franco-chilena Ana Tijoux, que encantou Thom Yorke e teve uma música na trilha de Breaking Bad.

SONIDO-GALLO-NEGRO

Atrações Latinas da Virada Cultural, em São Paulo

Rola neste final de semana, em São Paulo, a Virada Cultural, com duas boas atrações Latinas se apresentando. A primeira é a banda mexicana Sonido Gallo Negro (acima). Oriundos da Cidade do México, mais precisamente de Aragón, este combo de nove integrantes mistura rock com cumbia psicodélica peruana dos anos 70. Além de tocar outros gêneros, como a chicha e a cumbia sonidera, eles vêm fazendo sucesso com esta mistura tão diferente. Em 2011, lançaram seu primeiro disco chamado “Cumbia Salvaje”, obtendo ótimas criticas de veículos internacionais e mexicanos. Em 2012, foram convidados pelo cineasta Emir Kusturica para participar do Festival Kustendorf, na Sérvia, que abriu as portas para o grupo estrear em outros festivais pela Europa. De lá pra cá, a banda vem acumulando fãs mundo afora e já lançaram seu segundo disco chamado “Sendero Mistico”. Pela primeira vez no Brasil, vale a pena checar esta banda, que ao vivo não deixa ninguém parado e que promete deixar a plateia em transe. Eles se apresentam no sábado às 23h, no Palco Casper Líbero.

Abaixo, uma apresentação deles em 2013, com entrevistas e biografia feita para o canal Central Once, do México. Dá para ver um pouco da vibe deles ao vivo:

* A outra atração é a franco-chilena Ana Tijoux, hoje considerada a primeira dama do rap latino:

Anita_tijoux

Filha de chilenos exilados na França, nasceu em Lile em 77 e retornou ao Chile de vez nos anos 90. Começou sua carreira como bailarina de hip hop e de 1997 a 2005 liderou a banda Makiza, que fez sucesso no pais transandino. Em 2007, lançou seu primeiro disco solo, chamado “Kaos”, que fez sucesso graças à música “Gol”, em parceria com a mexicana Julieta Venegas. Em 2010 , Thom Yorke, líder do Radiohead, chamou a atenção dos seus fãs num programa de rádio para que escutassem a musica dela chamada “1977”, single tirado do segundo disco dela de mesmo nome. Esse foi o ponto de partida de uma carreira de sucesso. A música foi incluída na trilha sonora da série Breaking Bad e de lá pra cá, já foi indicada inúmeras vezes ao Grammy. Com letras poéticas e sempre com bases bem produzidas, ela vem ao Brasil com seu quarto disco chamado “Vengo”, lançado no ano passado. Vengo só teve elogios por parte do público e de crítica. A revista Rolling Stone a chamou de “melhor rapper em espanhol”, enquanto que o jornal The New York Times a considerou a “Lauryn Hill latina”. Com esse disco, ela fez turnê no ano passado pela Europa, Japão e Austrália, participando de vários festivais de verão. Na Virada Cultural, ela faz uma dobradinha se apresentando no sábado às 19h no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e no domingo, às 16h, no Palco Casper Libero, no Centro. Imperdível!

Segue um clipe da música “1977”, tirada da saudosa série Breaking Bad:

E uma apresentação dela em Berlim, em 2013:

Hasta la proxima!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *