Dua Lipa? Rosalía?
O músico americano multibandas Mike Patton é fã do Brasil há bem mais tempo. E em uma semana estará de volta ao “país predileto”, segundo o amigo Iggor Cavalera, agora com a banda dele Mr. Bungle. Banda, não um de seus incontáveis projeto.
Mr. Bungle é, digamos, a banda original do vocalista da última formação do Faith No More, a primeira que ele mantém desde os anos 80. O Bungle está em turnê pela América Latina como convidados de abertura dos concertos do grupo californiano de heavy metal Avenged Sevenfold. E, entre um estádio e outro, Patton e companhia conseguiram encaixar alguns shows solo.
E, se seu post nas redes sociais tem alguma credibilidade, a apresentação deles em São Paulo, dia 26 no Cine Joia, pode ser a última da banda por um bom tempo.
Já vimos esse filme antes, com o próprio Faith No More. Mais de 40 anos de banda e cada um deles seguiu um rumo, terminaram, voltaram e agora parece que vão se separar de novo (para voltar de novo algum dia, talvez).
O Mr. Bungle não é o Faith No More, é o primeiro aviso. É a banda dos amigos esquisitos que seguiram amigos e esquisitos. A esquisitice transparece no som, que vai do lounge ao jazz, ao metal e à bossa nova – às vezes na mesma música. E, acredite, funciona e muito bem.
Mike Patton é dessas lendas vivas e pode estar fazendo seu último show como Mr. Bungle segunda-feira da semana que vem, aqui na Liberdade. Se ainda assim te falta motivo para ir você ir ao Cine Joia prestigiá-lo, aqui abaixo listamos cinco deles.
1 – A conexão brasileira
A relação de Patton com o Brasil começou no Rock In Rio de 1991, emendou na amizade com o Sepultura e gerou até músicas cantadas em português no Faith No More (“Caralho Voador”, do disco “King for a Day. Fool for a Lifetime”). O guitarrista Trey Spruance é casado com uma brasileira, o que deve ajudar a conhecer mais da música do país. O Mr. Bungle há anos colocou em seu repertório a cover de “Territory”, do Sepultura. No show de abertura desta turnê, no México, quinta passada, trocaram “Territory” por “Refuse/Resist”. Até aí, nenhum espanto, para essa faceta metaleira do grupo. A surpresa foi a música de abertura, uma cover de Rodrigo Amarante, “Tuyo”, também conhecida como a música-tema do seriado “Narcos”. 2026, o ano em que vimos Mike Patton fazer cover de um dos Los Hermanos.
2 – Metade do Big 4
Quando os adolescentes da pacata Eureka, California, montaram o Mr. Bungle, eles idolatravam toda a cena do metal pesado americano do começo dos anos 80. O chamado Big 4 do metal consistia de Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax. O núcleo do Mr. Bungle consistia em Patton no vocal, Trevon Dunn no baixo e Trey Spruance na guitarra. Os outros membros sempre foram rotativos. Para a volta, faltava preencher as vagas de bateria e mais uma guitarra. Os convidados de luxo foram Dave Lombardo, do Slayer, e Scott Ian, do Anthrax. Se faltava alguma razão para um metaleiro ir a esse show da semana que vem, está aí.
3 – Show intimista
As passagens de Patton pela cidade sempre foram em festivais ou, graças ao prestígio do Faith No More, lotando casas grandes. O Bungle é sua banda-projeto esquisita. Quer dizer, é mais uma das esquisitas e talvez a menos pop. A chance de ver um show inteiro em um lugar como o Cine Joia, onde em qualquer lugar se vê e se escuta bem a banda, é uma oportunidade de ouro.
4 – Festa de aniversário
Fica, vai ter bolo. O show do Mr. Bungle em São Paulo, de novo, é dia 26 de janeiro. Provavelmente, quando acabar, já vai ser ou quase dia 27, quando Mike Patton completa 58 anos.
5 – Participações especiais
Da primeira e única vez que tocou no Brasil, em 2022 no festival Knotfest, o Mr. Bungle chamou ao palco o Sepultura (Derrick Green e Andreas Kisser) para uma versão de “Territory”. Pode ser que o rolê se repita, agora com “Refuse/Resist”. Agora, imagina se Rodrigo Amarante estiver em São Paulo…

Acima, pôster do show do Mr. Bungle em SP. Ainda restam poucos Ingressos à venda, por aqui.
***
* Abaixo, algumas cenas do Mr. Bungle em performance no México, nas cidades de Zapopan e na capital, a Cidade do México, o começo desta tour. Amanhã, terça, a banda se apresenta em Bogotá, Colômbia.