Popnotas – Patti Smith celebra os 50 anos de “Horses” com raridades. O primeiro disco do Mac DeMarco em seis anos. E o novo livro sobre os Smiths, escrito por um deles

*** A seminal Patti Smith prepara uma grande celebração para marcar os 50 anos de “Horses”, seu icônico álbum de estreia lançado em 1975. A obra ganhará uma edição remasterizada que chega às lojas no dia 10 de outubro, em formatos duplos de vinil e CD. Além das faixas originais revisitadas, o material trará raridades, incluindo fitas de audição gravadas por Smith para a RCA ainda em 1975, versões alternativas de algumas músicas do disco e quatro canções inéditas: “Distant Fingers”, “The Hunter Gets Captured by the Game”, “We Three” e “Snowball”, esta última já disponível para audição. A comemoração não para por aí. Em 4 de novembro, Patti Smith lança o livro Bread of Angels, novo título de suas memórias. E, no outono do hemisfério norte, a artista embarca em uma turnê especial pela Europa, Reino Unido e Estados Unidos, na qual apresentará “Horses” na íntegra. Hmmm…

*** O grande Mac DeMarco está de volta, enfim. O músico canadense, que fará uma série de shows no Brasil no primeiro semestre de 2026, lançou neste final de semana o álbum “Guitar”, pelo seu próprio selo Mac’s Record Label. Diferente dos trabalhos anteriores, este disco foi feito de forma completamente independente: o próprio DeMarco escreveu, gravou, produziu, mixou e ainda cuidou das filmagens dos clipes e da capa, tudo registrado com o auxílio de tripés. Apenas a masterização ficou a cargo de David Ives. “Acho que Guitar é o mais próximo que consegui chegar de uma representação verdadeira de onde estou hoje. Estou feliz em compartilhar esse projeto”, disse o Mac. Nos últimos anos, DeMarco se dedicou a projetos pouco convencionais, como a coletânea One Wayne G (com nada menos que 199 faixas) e o álbum instrumental Five Easy Hot Dogs. O último registro tradicional, com guitarra e vocais, havia sido “Here Comes the Cowboy”, de 2019.

*** Por fim e não menos importante: Mike Joyce, baterista do lendário The Smiths, está pronto para contar sua versão da história da banda. Ele anunciou o lançamento de sua autobiografia The Drums, que chega ao público em 6 de novembro. Segundo a descrição oficial, o livro oferece um relato em primeira pessoa de quem viveu intensamente os bastidores da banda, descrito como “o maior fã dos Smiths do mundo”. Com um tom direto, espirituoso e por vezes vulnerável, Joyce promete recontextualizar momentos icônicos do grupo sob uma nova perspectiva. A publicação será lançada pela New Modern, selo da Putman Publishing, empresa do proprietário da HMV, Doug Putman. Até o momento, não há confirmação sobre uma edição para o Brasil. Joyce será o terceiro e derradeiro integrante do The Smiths a revisitar a trajetória do grupo em livro. Em 2013, Morrissey lançou sua controversa Autobiography, enquanto Johnny Marr publicou Set the Boy Free, em 2016.