Popnotas – Oasis solta uma “Acquiesce” acústica e anuncia edição especial de “(What’s the Story) Morning Glory?”. O primeiro disco do Richard Ashcroft desde 2018. E a nova do Foo Fighters

*** Não sei se você está sabendo, mas nesta sexta-feira, 4 de julho, o Oasis volta. No calor do retorno mais aguardado da música nos últimos anos (todos os tempos?), a banda dos Gallagher anunciou que o seminal “(What’s The Story) Morning Glory?” ganhará uma reedição especial de 30 anos, que chega às lojas e às plataformas digitais no dia 3 de outubro. O principal destaque desse relançamento são as versões acústicas e inéditas de cinco clássicos: “Cast No Shadow”, “Morning Glory”, “Wonderwall”, “Acquiesce” e “Champagne Supernova”. As faixas foram produzidas e mixadas pelo próprio Noel Gallagher, ao lado do engenheiro de som Callum Marinho, utilizando as fitas master originais. O pacote deluxe estará disponível em formatos limitados, incluindo 2 CDs, 3 LPs e também no streaming. Além do áudio remasterizado de 2014, os lançamentos trarão nova arte de capa assinada mais uma vez pelo designer Brian Cannon, que foi quem fez a original. De início, o Oasis soltou a versão acústica do petardo “Acquiesce”. E não é que ficou bom?

*** Ainda dentro do “universo Oasis”, o grande Richard Ashcroft, com recente passagem pelo Brasil e atração de abertura dos Gallagher na gringa, anunciou o lançamento de “Lovin’ You”, seu sétimo álbum solo, que marca seu primeiro trabalho totalmente inédito desde Natural Rebel, de 2018. O novo disco chega após o projeto Acoustic Hymns, Vol. 1, de 2021, no qual Ashcroft revisitou grandes sucessos solo e do The Verve em versões acústicas. Agora, ele volta com material fresco, incluindo o single “Lover”, que faz um belo uso de trechos de “Love And Affection”, clássico de 1976 da cantora britânica Joan Armatrading. Todas as faixas de Lovin’ You foram escritas por Ashcroft, que também assina a produção ao lado de Chris Potter e Emre Ramazanoglu. Um destaque do disco, dizem, é a música “I’m A Rebel”, composta e produzida em parceria com Mirwais, compositor musical e produtor de música eletrônica francês, conhecido por seu trabalho ao lado de Madonna. O álbum também será lançado em 3 de outubro.

*** Quem também está em ritmo de celebração é o  Foo Fighters. A banda norte-americana abriu as comemorações pelos 30 anos de seu álbum de estreia lançando a inédita “Today’s Song”, primeiro lançamento desde o disco “But Here We Are” (2023). A faixa traz a fórmula clássica da banda: começa suave, quase introspectiva, antes de explodir em guitarras vigorosas embaladas pela voz potente e emotiva de Dave Grohl. Segundo comunicado oficial, a letra de “Today’s Song” fala sobre evolução pessoal e perseverança diante das incertezas da vida e da passagem do tempo. O lançamento veio acompanhado de um emocionado pronunciamento de Dave Grohl, que relembrou as alegrias e as dores vividas pela banda ao longo das últimas três décadas. Em seu texto, Grohl prestou homenagens aos ex-integrantes William Goldsmith, Franz Stahl e Josh Freese, além de dedicar palavras sentidas ao saudoso baterista Taylor Hawkins, morto em 2022. “Seu nome é pronunciado todos os dias, às vezes com lágrimas, às vezes com um sorriso, mas você ainda está em tudo o que fazemos, em todos os lugares aonde vamos, para sempre”, escreveu o vocalista. Ainda não se sabe quem será o baterista substituto do baterista Josh Freese, que deixou a banda recentemente. “Today’s Song” pode ser ouvida a seguir.