O título acima já diz tudo. Se somarmos todos os palcos que teremos nos próximos dias, só em SP por exemplo, Londres e Nova York vão ficar com inveja. Uma sugestãozinha rápida nossa: O chic Air no parque sábado e o Wilcão no domingo.

Nesta semana acontece a terceira edição do C6 Fest no Parque do Ibirapuera. Dois dias jazz, dois dias “pop”. O festival tem início com os shows que remetem aos primórdios do saudoso Free Jazz, no Auditório Ibirapuera, recheado de artistas como o pernambucano Amaro Freitas e a paquistanesa Arooj Aftab. Com ingressos esgotados para o sábado 24, o C6 Fest entra no rock e eletrônico finos recebendo velhos e novos, tipo Pretenders, The Last Dinner Party, Perfume Genius, Gossip, o duo francês Air com seu “Moon Safari”, Nile Rodgers acompanhado de sua banda Chic e mais. Para finalizar, no domingo 25 tem mais showzaços, como o projeto paulistano Maria Esmeralda, a banda britânica English Teacher e, é claro, o retorno de Wilco ao Brasil. A coisa é bem séria. Ainda mais uma semana antes de o Popload Festival ser realizado no mesmo lugar. Parque Ibirapuera, nosso Hyde (Central) Park.
Com o tema “20 anos em 24 horas”, a Virada Cultural 2025 terá mais de 20 palcos espalhados por todas as regiões da capital paulista. Ao todo serão sete na Zona Sul, cinco na Zona Leste, dois na Zona Norte, um palco na Zona Oeste e cinco no Centro (Anhangabaú, Sé, Arouche, República e Patriarca). A programação tem aqueles clássicos nomes grandes como Iza e Alceu Valença, mas fica o destaque para alguns indies escondidos neste megacronograma, como as argentinas da banda Fin Del Mundo, que se apresentam no palco em frente ao Farol Santander no domingo 25, e o cantor paulista Jota.pê, que toca no palco da 24 de maio, no sábado 24, antes da pernambucana Duda Beat.
Depois de 15 anos, a lendária banda britânica Buzzcocks está de volta ao Brasil. O quarteto fará shows em São Paulo e Curitiba nessa onda de bandas punk trazendo as suas turnês para o país No caso dos ícones da bagunça punk dos anos 1970, “Buzzcocks Are Coming” é uma turnê que conta somente com o vocalista e guitarrista Steve Diggle como membro fundador da banda. O baterista Danny Farrant e o baixista Chris Remington completam a banda, que ao vivo ainda conta com o reforço do guitarrista convidado Mani Perazzoli. Um dois três quatro…
Aproveitando sua vinda para o C6 Fest, o guitarrista e compositor americano Nile Rodgers e sua banda Chic se apresentam no Rio de Janeiro nesta quinta 22. Com sua mistura singular de soul, funk, disco e R&B, Rodgers, que já foi um “integrante” do Daft Punk (modo de falar, gente), é responsável por alguns dos maiores hits da história desde a disco music, tipo “Le Freak”, o single mais vendido da história da Atlantic Records, “We Are Family” e “Good Times”, esta última inclusive é uma das músicas que criou as bases para o que conheceríamos depois como rap.
Como parte da Virada Cultural, todas as unidades do Sesc na capital terão programações especiais e gratuitas. Nessas, a banda mineira Pato Fu apresenta o show em celebração aos seus 30 anos de carreira, com canções de toda a sua discografia, focando em um lado mais pesado da banda, com clássicos-fu como “Canção pra Você Viver Mais”, “Simplicidade” e “Made in Japan”, e algumas releituras criativas de músicas como “Ando Meio Desligado”, essa d’Os Mutantes. Vale a pena conferir este e os demais shows da programação.
***
E MAIS
A listona desta semana começa na terça 20 com Bebé se apresentando no Sarau Bar, do Pulso Hotel. Na quarta 21, o Porta recebe o encontro entre Oruã, Pata Sola e Qmar.
A quinta 22 chega com força, em que o Bar Alto bota para rolar Triêtu e Aline Marco, a Casa Natura Musical traz Mariana e Mestrinho, o Picles reúne Saulo Duarte e Curumin com o projeto Fu-Mantwo e o Porta vem com Giallos e Mnht. Enquanto isso, em Brasília, o Infinu celebra os 40 anos de estrada do manguebeat com Mundo Livre S/A. No mesmo dia, o Bar Opinião, em Porto Alegre, recebe Black Alien, comemorando 20 anos do álbum “Babylon by Gus”.
A sexta 23 está lotada de opções. Partimos de Irmão Victor e Gabre apresentando a turnê “Arquipélago de Micro-Usinas” no Caos em Porto Alegre, enquanto em SP A Porta Maldita recebe Bruno Del Rey e a Corte Retrô com Soul Camélia. A Casa Natura Musical sedia o Frequências com Murica e Sant e a Casa Rockambole ferve com Sujoground e Torcicolo Músicas Para Balançar o Pescocin, com shows de Luiz Barata, Thalin com participação de Rubi, Killa Bi e Matheus Coringa, além dos DJ sets de NicoPutodaGlock e Hahaha!. O Espaço Unimed arma o espetáculo “Esquina & Canções” com Lô Borges e Beto Guedes, e o Mundo Pensante celebra os 35 anos da Banda Eddie. No Picles, tem Movimento Naufrago e Glote; no Sesc Guarulhos, o primeiro de dois shows de Letrux — o formato Como Mulher Girafa. Também rolam apresentações de Donatinho (em tributo a João Donato com Trio Mocotó e Manoel Cordeiro) no Sesc Pompeia, Luiz Lins no Sesc Belenzinho, BNegão no Sesc Pinheiros, Duquesa com show esgotado no Circo Voador, Criolo & Marcelo Falcão no Qualistage (Rio), Froid na Autêntica (BH) e novamente Mundo Livre S/A em Goiânia, no Shiva-Alt Bar. A Casa de Francisca inicia a dobradinha de shows com Alaíde Costa e Gilson Peranzzetta e o Festival Porão do Rock começa em Brasília com Stone Temple Pilots, Sepultura e BaianaSystem.
No sábado 24, o Bar Alto recebe as bandas Drogma e Antiprisma. Leoni celebra seus 40 anos de estrada no Blue Note, o Bona Casa de Música tem Zeca Veloso como atração, e a incrível Letrux segue para mais uma noite no Sesc Guarulhos, agora com o show Alternativa. Na programação da Virada Cultural, o Sesc Itaquera traz Luedji Luna em tributo a Sade, o Sesc Bom Retiro promove o Baile Chic Show, o Sesc Consolação apresenta Ná Ozzetti cantando Carmen Miranda e Rita Lee, e tem ainda FBC no Sesc Bom Retiro com seu show de 20 anos de carreira. No Rio, Roberta Sá performa o show “Braseiro 2.0” no Circo Voador, a Banda Eddie toca na Ladeira das Artes e Vanessa da Mata carrega seu show Todas Elas para o Qualistage. Em Porto Alegre, ainda no sábado 24, Arnaldo Antunes canta no Bar Opinião e Seu Jorge leva seu “Baile a la Baiana” para o Teatro Araújo Viana. Em Belo Horizonte, o Festival Sarará reúne Liniker, BK e outros artistas no Parque das Mangabeiras, enquanto o duo Irmão Victor e Gabre levam sua apresentação para o Outro Mundo em Novo Hamburgo,.
Fechando a semana, no domingo 25 o Sesc Itaquera recebe Paulo Miklos e o Sesc Bom Retiro promove o encontro de KL Jay e Família, com Hanifah e DJ Kalfani. No Rio, a Audio Rebel escala Haroldo Bontempo em voz e violão e em Porto Alegre o Bar Ocidente recebe Bella e o Olmo da Bruxa com os paulistas Chococorn and the Sugarcanes. Ufa!
***
FIQUE DE OLHO
O megafestival The Town está aos poucos revelando o line-up de sua segunda edição, que acontece em setembro deste ano com algumas adições bem ambiciosas, como aquele after na torre à la Game of Thrones. Por enquanto saíram aqueles chamarizes do cartaz como Backstreet Boys e o retorno de Mariah Carey após o sucesso absoluto no Rock in Rio do ano passado. Como tivemos a surpresa das britânicas do Wet Leg em 2023, por aqui estamos de olho no “dia do rock”, que de grande reunirá Green Day, a atual versão dos Sex Pistols e o genial Iggy Pop. A ver.
***
* Na vinheta do Top 5 Shows, o duo francês Air, em foto de Jonangelo Molinari.
** Este ranking é pensado e editado por Lúcio Ribeiro e Carolina Andreosi.