*** Sexta-feira de disquinhos lindos para a geral. Começamos pela nova fase com protagonismo feminino do incrível Black Country, New Road, que agora tem como vocalistas as meninas Georgia Ellery, Tyler Hyde e May Kershaw. A banda britânica lançou nesta sexta o disco “Forever Howlong”, o primeiro trabalho de estúdio do grupo desde a saída do vocalista Isaac Wood, em 2022. Agora em formato de sexteto, o grupo apresenta este projeto que marca uma nova fase sonora e estética. Com 11 faixas inéditas, o novo álbum conta com a produção de James Ford, renomado por seus trabalhos com nomes como Arctic Monkeys e Fontaines D.C. Candidatíssimo a um dos melhores álbuns do ano, “Forever Howlong” pode ser ouvido abaixo.
*** Quem também está com disco importante na praça é o veterano The Waterboys. O grupo liberou hoje o disco 16 de sua carreira, intitulado “Life, Death And Dennis Hopper”. Conforme sugere o título, o álbum narra, em 25 faixas, a trajetória do ator Dennis Hopper, entrelaçada com os últimos 75 anos da cultura pop ocidental. Idealizado por Mike Scott, líder da banda, o álbum levou quatro anos para ser finalizado e conta com 25 faixas. A obra acompanha Hopper desde a juventude no Kansas, passando por marcos como a estreia em Juventude Transviada, a convivência com Andy Warhol, os movimentos contraculturais dos anos 60, o declínio nas décadas seguintes, e sua redenção como um dos grandes nomes do cinema independente. “O arco de sua vida foi a história de nossos tempos. Ele fazia parte da revolução cultural desde os anos 50 e nunca deixou de ser imprevisível”, afirmou Scott, que tem no projeto seus parceiros de banda, Famous James e Brother Paul, além de um time de peso de convidados tipo Bruce Springsteen, Fiona Apple, Steve Earle e grande elenco.
*** Para fechar nossa trinca de lançamentos temos o não menos importante “Bunky Becky Birthday Boy”, o primeiro álbum do duo Sleigh Bells em quatro anos. O título aparentemente engraçadinho carrega uma história que vale a pena contar, pois celebra vida e morte envolvendo a vocalista Alexis Krauss, de acordo com seu parceiro Derek Miller. “Bunky Becky era o apelido da cachorrinha Riz, da Alexis, que nos deixou em dezembro de 2023. Quando ela morreu, nós começamos a ter uma conversa sobre escrever uma canção pra ela. Depois o filho da Alexis, o Wilder, nasceu. E ele é o ‘birthday boy’ do título. Por mais que pareça um título irreverente, e tá tudo certo se alguém achar engraçado, é no fim das contas sobre vida e morte dentro desse contexto. Nós perdemos alguém que amamos e depois ganhamos alguém que amamos”. Historinhas emocionantes contadas de um jeito bem barulhento, do jeito que a gente gosta.