Popnotas – A vinda confirmada do System of a Down. O Tiny Desk country da Waxahatchee. O vídeo lindão e paulistano da Dora Morelenbaum

* O sinal “Wake Up!” espalhados pela cidade, desde o metrô a luminosos em pontos de ônibus, deu, como esperado, na “System of a Down – Wake Up! South America Stadium Tour 2025″, a turnê latina daqui de baixo da contundente banda californiana de ligações armênias, que têm confirmadas três apresentações no Brasil, todas em maio: dia 6 de maio em Curitiba, no estádio do Coxa, dia 8 no Rio, no estádio do Botafogo e finalmente dia 10, na arena do Palmeiras. Bandas de abertura, inclusive uma gringa, estão sendo aguardadas para engrossar esses grossíssimos shows. Ingressos em venda geral acontecem a partir de quinta-feira, às 12h, aqui. Mas hoje, desde às 10h, no mesmo lugar, uma pré-venda oficial da banda acontecerá para inscrito no site do SOAD. O ultrapolitizado grupo armênio da Califórnia veio a última vez ao país em 2015, como atração do Rock in Rio daquele ano. Na mesma visita fez um show em SP, na Arena Anhembi, com os Deftones juntos.

* A indie-folk Katie Crutchfield, no momento mais country que a Beyoncé, levou seu lindo projeto Waxahatchee para uma session estilosíssima no programa Tiny Desk. De novo, porque ela, menos country e mais afundada numa pegada “love songs” de estilhaçar corações, tocou para o escritório apertadinho mais famoso do mundo em 2013, mais de 11 anos atrás. Em seu segundo Tiny Desk, Waxahatchee mandou cinco músicas ao vivo entre livros e mesas. Foram “Much Ado About Nothing”, “Right Back to It”, “Crowbar”, “Tigers Blood” e “Fire”. Dá uma olhada.

* Engraçado ter, agora na saideira de 2024, um dos mais bonitos vídeos do ano. É de Dora Morelembaum e saiu ontem (alguém aí?), uma ilustração em impressão em movimento para a faixa “A Melhor Saída”, de seu destacado álbum “Pique”, seu primeiro disco solo (longe do Bala Desejo), lançado em outubro. Uma pira paulistana para uma cantora e compositora carioca, que teve um conceito estético digital-analógico que permeia o “Pique” todo, um disco com alma pensando para além das músicas. O vídeo tem as assinaturas de Maria Cau Levy e Caio Mazzili. “A Melhor Saída” de 2024, digamos.


***
* A foto que ilustra a chamada da home da Popload para este Popnotas é de Serj Tankian, do System of Down, do último show da banda no Brasil, em 2013. O clic foi de Flavio Moraes, para o portal G1.