A quase volta do Sonic Youth: Thurston Moore, Lee Ranaldo e Steve Shelley se reúnem em show improvisado e barulhento em NYC. Enquanto isso, a Kim Gordon…

Veja você, uma das maiores bandas de todos os tempos, o cultuado grupo indie nova-iorquino Sonic Youth, encerrou sua trajetória há exatos 13 anos com um show no Brasil, no interior de São Paulo. E, desde então, vê seus fãs pedindo por uma volta, tipo os ingleses com o Oasis.

Pois bem. No final de semana que passou, 75% dessa reunião aconteceu. Thurston Moore, Lee Ranaldo e Steve Shelley se reuniram para uma apresentação intimista e inesperada em Nova York. Isso quer dizer que faltou “apenas” a nossa Kim Gordon, atração do Popload Festival 2025.

O show foi basicamente uma longa jam cheia de improvisos sonoros, distorções e barulheira cool que se tornou assinatura do Sonic Youth.

Quando lançou seu livro “Sonic Life”, ano passado, Moore encarou uma bateria de entrevistas e a pergunta sobre um retorno, claro, aparecia em todas. Ele sempre adotou a linha de que a volta “é remota, porém não impossível”.

“Somos adultos. Podemos encontrar a nossa paz nesse tipo de situação. Somos muito ligados a nossa família através da nossa filha, sobrinhas e tudo mais. Não é como um festival de ódio ou algo assim”, disse o Thurston em uma dessas entrevistas, para o jornal “The New York Times”, sobre dividir o mesmo palco com Kim, que foi sua esposa por três décadas.

“Todo mundo quer que voltemos a ficar juntos. Não prevejo que isso aconteça porque acho que talvez seja um pouco complicado neste momento. E isso vai contra a natureza do que a banda era. Prefiro ser como os Beatles e nunca mais voltar a ficar juntos”, contou o músico, antes de emendar, de forma um tanto contraditória, mesmo que esperançosa: “Porém, acho que valeria a pena”.

Enquanto o trio se reunia em NY, na outra costa dos EUA Kim Gordon aparecia em um show do Dinosaur Jr…

Abaixo, alguns registros feitos pelos fãs.

***
* Já a Kim Gordon, o 1/4 restante do SY…