Xiii… Guerra na Faixa de Gaza faz Thom Yorke tretar com fã e abandonar o palco na Austrália

Como você leu aqui há pouco tempo, Thom Yorke está em rolê pela Austrália em sua primeira turnê em anos. E um dos shows da rota do líder do Radiohead e do The Smile quase chegou ao fim devido a uma treta entre o cantor britânico e um fã.

Em um certo momento do show, alguém no meio da plateia confrontou Thom sobre a guerra sem fim na Faixa de Gaza, questionando o cantor sobre “como ele poderia ficar em silêncio?” a respeito das tensões nas regiões de Israel e Palestina.

Thom não gostou da abordagem e desafiou o fã. “Suba no palco e fale o que você quer falar. Não fique aí parado como um covarde. Venha aqui e fale”, esbravejou Yorke, que continuou. “Você quer estragar a noite de todo mundo? Então, venha. Quer mesmo? Beleza, até mais”, disse, antes de sair do palco, causando apreensão no público. Minutos depois, Thom voltou e cantou a clássica “Karma Police”.

Esta não é a primeira vez que Thom Yorke e o Radiohead precisa enfrentar críticas relacionadas a Israel. Em 2017, após a banda ter feito um show em Tel Aviv, em uma época que a maioria dos artistas estavam se recusando a levar suas turnês para o país, eles se defenderam dizendo que tocar no país não significava apoio ao governo local. “Tocamos em Israel há mais de 20 anos, sob uma sucessão de governos, alguns mais liberais do que os outros. Assim como tocamos na América. Nós não apoiamos Benjamim Netanyahu da mesma forma que não apoiamos Donald Trump, e ainda assim tocamos nos Estados Unidos”, rebateu o grupo, na época.

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, cerca de 43 mil palestinos foram mortos na atual guerra, que já dura mais de um ano.

Após o incidente em Melbourne, Thom Yorke ainda não se manifestou de forma oficial.