Popnotas – A nova (e uma das últimas) do Japandroids. As antigas do Lou Reed. E as preferidas do Obama

*** Continua o climinha de despedida do Japandroids, o duo canadense formado por Brian King e Dadvid Prowse, que anunciou para 18 de outubro o lançamento de “Fate & Alcohol”, o disco que vai encerrar a trajetória do grupo musical, que soltou seu álbum de estreia, “Post-Nothing”, em 2009. O novo cartão de visitas do último álbum cheio dos caras é “D&T”, que sucede o primeiro single, “Chicago”. Este novo projeto é também o primeiro em sete anos e terá 10 faixas novas. “Em nosso último disco, queríamos ampliar a definição de uma música do Japandroids e propositalmente deixamos nossas demos bastante abertas e maleáveis ​​para que tivéssemos mais flexibilidade para experimentar no estúdio”, antecipou o duo para este trabalho de despedida.

*** Quem também ganhará um disco com trejeitos especiais é o eterno Lou Reed. Ele, que nos deixou em 2013, teve revisitado seu arquivo com registros dos primórdios de sua carreira, mais precisamente da primeira metade da década de 1960, de uma época anterior à formação do seminal Velvet Underground. Naqueles anos, Lou era um compositor que cedia suas obras a artistas do selo Pickwick Records, e são justamente estes registros que estão compilados no álbum “Why Don’t You Smile Now: Lou Reed at Pickwick Records 1964-65). O projeto, que será lançado dia 27 de setembro, tem a participação de Reed em gravações ocasionais com os outros artistas que gravaram suas canções. Laurie Anderson, sua ex-esposa, é uma das curadoras. O primeiro single da coletânea é a faixa de abertura, “The Ostrich”, cantada pelo grupo The Primitives.

Tracklist
01 The Primitives: “The Ostrich”
02 The Beachnuts: “Cycle Annie”
03 The Hi-Lifes: “I’m Gonna Fight”
04 The Hi-Lifes: “Soul City”
05 Ronnie Dickerson: “Oh No Don’t Do It”
06 Ronnie Dickerson: “Love Can Make You Cry”
07 The Hollywoods: “Teardrop In The Sand”
08 The Roughnecks: “You’re Driving Me Insane”
09 The Primitives: “Sneaky Pete”
10 Terry Philips: “Wild One”
11 Spongy and the Dolls: “Really – Really – Really – Really – Really – Really Love”
12 The Foxes: “Soul City”
13 The J Brothers: “Ya Running, but I’ll Getcha”
14 Beverley Ann: “We Got Trouble”
15 The All Night Workers: “Why Don’t You Smile”
16 Jeannie Larimore: “Johnny Won’t Surf No More”
17 Robertha Williams: “Tell Mamma Not to Cry”
18 Robertha Williams: “Maybe Tomorrow”
19 Terry Philips: “Flowers For The Lady”
20 Terry Philips: “This Rose”
21 The Surfsiders: “Surfin’”
22 The Surfsiders: “Little Deuce Coupe”
23 The Beachnuts: “Sad, Lonely Orphan Boy”
24 The Beachnuts: “I’ve Got a Tiger in My Tank”
25 Ronnie Dickerson: “What About Me”

*** O sempre cool Barack Obama soltou mais uma de suas sempre influentes listas ligadas à cultura pop, para falar sobre o que ele anda assistindo, lendo e ouvindo. Ele costuma fazer isso duas vezes ao ano: no verão e no Natal. “Com o verão chegando ao fim, gostaria de compartilhar algumas músicas que tenho ouvido ultimamente. E esta não seria uma playlist minha se não fosse tão eclética. Espero que você encontre algo novo para ouvir!”, disse o ex-presidente dos EUA. A “Summer List” musical de Obama em 2024 inclui uma extensa seleção musical que passa por Billie Eilish, Charli XCX, Bob Dylan, Nick Drake, Beyoncé, entre outros. Abaixo, a lista completa e também a playlist feita pelo Spotify.