Você não estava olhando, ou olhando só para o Glastonbury lá e o Turá aqui, mas no final de semana passada aconteceu em Clinson, comuna isolada no noroeste da França, o festival de metal extremo e suas variantes Hellfest.
O festival, que existe desde 2006, neste ano aconteceu em quatro dias, seis palcos e 60 mil pessoas por dia. E se tornou uma verdadeira Disneylândia para quem gosta de som pesado em várias vertentes e de qualquer… bem… extremidade do metal.
O line-up dá a conta do que é o que foi este Hellfest 2024: Metallica, Avenged Sevenfold, Foo Fighters, Megadeth, Queens of the Stone Age, The Offspring, Bruce Dickinson, Machine Head, The Prodigy, Suicidal Tendencies, Saxon, Tom Morello e muito mais.
Tinha até os “nossos” Royal Blood, Frank Carter & The Rattlesnakes e Mr. Bungle pedidos (perdidos?) ali no meio.
O Hellfest, tirando os headliners, foi transmitido ao vivo via Youtube, de quinta a domingo, os dias de sua realização.
Mas o mais legal da história toda é que o belíssimo e bem usado por aqui canal web de arte francês chamado ARTE Concert, mais dado às transmissões, programas virtuais e produção de vídeos cool indies, transformou os shows metal do Hellfest em artigo de luxo. E, sim, botou tudo na internet.
A gente destaca aqui embaixo os shows inteiros do Frank Carter e do Royal Blood no Hellfest 2024, pelas mãos do ARTE Concert. Mas tem muitos outros shows do canal lá no Youtube, se você quiser fuçar.