Histórico: MC5 solta nova música e anuncia o primeiro disco em mais de 50 anos. O primeiro, também, após a morte de Wayne Kramer

Um dos maiores ícones do protopunk, que pode muito bem ser reconhecido como um dos pais bastardos do punk, o rock-garageiro MC5 anunciou que lançará no final deste 2024 seu primeiro disco após 53 – cinquenta e três – anos!

Grupo surgido na efervescente Detroit na segunda metade da década de 1960, o MC5 é uma das bandas mais citadas por artistas que vieram depois dele, desde o Iggy Pop à galera do Rage Against the Machine, e é cultuado por fãs fervorosos ao longo de décadas, mesmo com esse detalhe de não se lançar discos desde “High Time”, que saiu em 1971.

O projeto será lançado no dia 18 de outubro e será também o primeiro após a morte do líder do grupo, o vocalista e guitarrista Wayne Kramer, que morreu em fevereiro deste ano após uma longa batalha contra um câncer de pâncreas.

Intitulado “Heavy Lifting”, o novo álbum terá 13 canções inéditas, 12 delas co-escritas por Kramer junto com Brad Brooks. Nomes como Tom Morello (RATM), Slash (Guns N’ Roses) e William Duvall (Alice In Chais) estão entre os convidados. Outro músico que receberá uma espécie de homenagem póstuma no projeto é o baterista Dennis Thompson, que morreu há poucas semanas.

A produção é assinada por Bob Estrin, que destacou que o guia o álbum é um som pesado. “Tem uma mensagem revolucionária, mas também um bom sentido de humor. Há um pouco de heavy metal. Tem um pouco de funk. Mas é um disco pesado, e é um disco de guitarra à esquerda, à direita e ao centro. Apenas uma parede de guitarras na maior parte do tempo, e principalmente impulsionada por Wayne e seu ethos. É um instantâneo de um homem da guitarra no auge de seus poderes. Todos nós sentimos a responsabilidade de garantir que sua obra seja ouvida e ele seja celebrado. Nós colocamos nossos corações neste projeto”, garantiu o produtor.

“Heavy Lifting” será apenas o terceiro disco de estúdio da história do MC5, se juntando aos clássicos “Back in the USA” (1970) e “High Time” (1971.

“Boys Who Play With Matches”, o primeiro single, pode ser ouvido abaixo.

Heavy Lifting – Tracklist
01 Heavy Lifting [ft. Tom Morello]
02 Barbarians at the Gate
03 Change, No Change
04 The Edge of the Switchblade [ft. William DuVall and Slash]
05 Black Boots [ft. Tim McIlrath]
06 I Am the Fun (The Phoney)
07 Twenty-Five Miles
08 Because of Your Car
09 Boys Who Play With Matches
10 Blind Eye [ft. Dennis Thompson]
11 Can’t Be Found [ft. Vernon Reid and Dennis Thompson]
12 Blessed Release
13 Hit It Hard [ft. Joe Berry]