O cantor e compositor paulistano Chico Bernardes retoma seu caminho em busca de respostas para suas crises existenciais com seu novo single, “Assim”, lançado neste feriado.
Após um longo ciclo com seu primeiro álbum, “Chico Bernardes” (2019), pandemia inclusa, o artista se prepara para botar nos streamings seu segundo disco, “Outros Fios“, previsto para sair neste semestre pelo selo canadense People’s Champ e com distribuição nacional pela Altafonte.
Para este novo trabalho, Chico aprofundou-se em referências que já trazia em suas músicas, como as sonoridades do folk de Joni Mitchell, e fez um extenso trabalho em busca de timbres novos e antigos para suas composições inéditas, que seguem abordando histórias de sua intimidade.
Como parte do que Chico descreve como um disco “experimental existencialista”, onde ele não só assina todas as canções e arranjos como também a produção musical, o primeiro single, “Assim”, já demonstra os resultados desses experimentos.
Em “Assim”, reencontramos os temas de busca e questionamento do ser como indivíduo que marcam as composições do artista, mas é no arranjo que se destacam novas referências, como o americano Steve Reich, cujo trabalho é referência no uso de sons repetitivos e harmonias rítmicas dos anos 1960, e que estão presentes de forma clara na nova faixa de Chico.
E para essa sua nova canção, Chico também carrega uma parceria que se consolidou no lockdown, à distância, com Christopher Bear, conhecido por seu trabalho como baterista na banda indie americana Grizzly Bear, e que participa na faixa, remotamente de Los Angeles, na bateria, vibrafone e em partes das percussões.
Para acompanhar este lançamento, nós sentamos com o Chico para trocar uma ideia sobre sua fase atual e as expectativas para este novo trabalho, você confere a entrevista na íntegra no vídeo abaixo, logo após dar uma sacada no novo single, “Assim”: