Tempo, tempo. Grupo não-grupo Instituto lança semana que vem seu segundo disco, que está sendo feito há 12 anos, 13 anos depois de seu primeiro. A hora é agora

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* O título é grande porque o assunto é grande.

Mais uma entidade musical do que exatamente uma banda, o Instituto lança daqui uma semana, em seu site, o segundo álbum. “Violar”, que deve chegar ao vinil até o final do ano, sai todinho virtual 13 anos depois que a dupla Rica Amabis (direita na foto abaixo) e Tejo Damasceno, então com o terceiro integrante Ganja Man na parceria da “empresa”, mexeu real com a cena brasileira, revelou e foi revelado, sacudiu essa mesma cena com o álbum de estréia, “Coleção Nacional”. Parceria de caras novas e gente conhecida, de uma amplitude artística que ia do hip hop ao erudito, da MPB ao indie recifense e cearense, e tudo fazia muito sentido.

Nesta segunda-feira eu conto essa história na Ilustrada, da “Folha de S.Paulo”, em texto que eu replico aqui. Incrível como 13 anos depois, com as mesmas ideias, o Instituto fez melhor e com mais sentido ainda.

Assim saiu na “Folha”, em uma versão um pouquinho menor que esta que você pode ler abaixo:

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Provável disco mais importante de um não-grupo da cena nacional nos últimos anos, o Instituto lança em seu site na próxima segunda, 26, de forma gratuita, o aguardado “Violar”, seu segundo álbum, que sai 13 anos depois de seu trabalho de estreia, “Coleção Nacional” (2002), o então disco mais importante de um não-grupo brasileiro daquele começo do novo milênio.

Empresa de trilhas sonoras de filmes, séries e publicidade que também é um selo, já virou banda para shows ao vivo e carrega um espírito de “coletivo de ideias musicais”, o Instituto é capitaneado pelos produtores e engenheiros de som Rica Amabis e Tejo Damasceno, que articulam música desde uma sala-estúdio na Vila Madalena, em São Paulo, onde receberam a Folha.

“Violar”, o álbum que antes de “subir” à internet no seloinstituto.com.br pode ser experimentado na plataforma de streaming Spotify, beneficia a e se beneficia da cena nacional ao reunir em 13 faixas dezenas de novos e não tão novos nomes da música brasileira, de Otto e Lenny Gordin a Karol Conká e o quinteto Metá Metá, mais o ilustre baterista nigeriano Tony Allen, um dos pais do afrobeat, e a especialíssima presença vocal do rapper Sabotage, morto há mais de 12 anos, exatamente quando “Violar” começou a ser feito.

“Uma das primeiras músicas do disco novo [“Vai Ser Assim”] começou a ser feita em 2003. Quando o Tony Allen veio ao Brasil, em 2004, a gente gravou uma participação dele, junto com o pessoal do Mundo Livre, de Recife. Dois anos depois, pegamos o Lanny Gordin (guitarrista gringo de formação musical brasileira) para pôr as guitarras. O Criolo foi um dos últimos a entrar na música. Gravamos a voz dele em 2013. A música levou dez anos para considerarmos ela pronta”, afirma Rica, a metade do Instituto, que já foi um trio. O produtor Ganja Man fazia parte da “empresa” até ser consumido há alguns anos pela meteórica carreira do rapper Criolo, do qual virou produtor, integrante da banda e empresário.

O grande destaque do disco é a ótima “José do Pinho”, música que Sabotage fez em homenagem a Chico Science, outro saudoso representante da música brasileira. Alto José do Pinho é um famoso bairro de Recife e a faixa tem ainda participações de Otto e Nação Zumbi, representantes da onda manguebeat dos anos 90, além do rapper Sombra, de SP.

“Uma vez o Sabotage foi a Recife receber um prêmio por ter atuado no filme ‘O Invasor’ e pirou com a cidade. Ele dizia que se sentia especial só de estar na terra do Chico Science. Voltou e escreveu a música”, lembra Tejo.
“Violar” deve ganhar prensagem em vinil até o final do ano.

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Uma das últimas lembranças do Instituto, antes desse disco novo, havia sido em um formato ao vivo, banda de verdade, tocando no festival Summer Soul Festival, em 2011, que teve a Amy Winehouse como principal destaque.

“Não, o Instituto de ‘Violar’ não deve mais tocar ao vivo, fazer shows, montar banda”, encerra esse assunto o Tejo.

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