Sub Pop nota 1000

>>

Patrimônio histórico da cultura pop, o cultuado selo Sub Pop é um dos grandes nomes do Record Store Day, evento criado por donos e funcionários de lojas de discos nos Estados Unidos na década passada, que tem como ideia principal estimular o consumo de música através de mídias físicas e ajudar pequenas lojas que vendem discos a continuar no mercado, algo tão incomum nos dias de hoje. O RSD acontece sempre no terceiro sábado do mês de abril desde 2007.

A grande notícia do Record Store Day é que diversos artistas de todos os tamanhos, desde o Friendly Fires ao David Bowie, lançam materiais exclusivos e inéditos, em versões prensadas geralmente em vinil com tiragens limitada, comercializadas nos balcões da loja. O movimento hoje em dia é tão absurdo que o padrinho do projeto, neste ano, é Mr. Jack White, um dos maiores entusiastas do movimento.

A Sub Pop, claro, não poderia ficar de fora dessa espécie de festa da música. O histórico selo ajudou, via Nirvana, a transformar o indie em mainstream, pelo menos por um momento. Sem nunca se deslumbrar com isso. Na verdade, a Sub Pop até estourou primeiro que o Nirvana, para os olhos ingleses, quando Seattle entrou no mapa da música.

Para o RSD deste ano, a Sub Pop armou uma coletânea intitulada “Sub Pop 1000”, uma referência à primeira compilação do selo, “Sub Pop 100”, lançada em 1986, que incluía, por exemplo, uma música de uma banda nova da época, uma tal Sonic Youth. A coletânea “200”, lançada dois anos mais tarde, tinha Soundgarden, Mudhoney e Nirvana,.

Nesta “Sub Pop 1000” que será lançada no próximo sábado (20), o selo americano selecionou 10 bandas “novas e vitais” na música de hoje ao redor do mundo. Além de grupos dos Estados Unidos, o disco tem representantes musicais da Argentina, Austrália e Itália. As bandas serão atrações do Sub Pop’s 25th Anniversary Festival, que acontecerá dia 13 de julho, de graça, em Seattle. Serão comercializados 5 mil vinis no total, sendo 3.500 no RSD, 500 entre as bandas participantes, 500 no site SubPop.com e outros 500 no festival.

A Sub Pop liberou a audição da compilação na íntegra através da plataforma Advance, da bíblia indie Pitchfork.

“Sub Pop 1000”, o tracklist:
Lado A
01. His Electro Blue Voice “Kidult” (Como, IT)
02. Chancha Via Circuito “Lacandona” (Buenos Aires, AR)
03. Protomartyr “French Poet” (Detroit, MI)
04. Lori Goldston “Tangled North” (Seattle, WA)
05. Iron Lung “A Victory for Polio” (Seattle, WA; San Francisco, CA)

Lado B
06. Soldiers of Fortune “Money” (Brooklyn, NY)
07. Peaking Lights “Subterranean Brainblow” (Los Angeles, CA)
08. Ed Schrader’s Music Beat “Radio Eyes” (Baltimore, MD)
09. My Disco “Guided” (Melbourne, AU)
10. Starred “Doomed” (Los Angeles, CA)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *