Pearl Jam finaliza novo disco e deve botar o pé na estrada em 2024. Alô, Brasil!

Uma das bandas ícones do grunge e que resistiu lindamente ao teste do tempo, o Pearl Jam deve retomar para valer os trabalhos em 2024 com um novo álbum de inéditas e turnê mundial. Pelo menos é o que deu a entender o baterista Matt Cameron, em recente entrevista ao podcast The Vinyl Guide Interview.

Produzido por Andrew Watt, novo nome queridinho da cena mainstream e que tem no currículo trabalhos com Foo Fighters, Liam Gallagher, Iggy Pop e, recentemente, os Rolling Stones, o próximo álbum do Pearl Jam será o sucessor de “Gigaton”, que saiu em março de 2020, logo quando a pandemia da Covid-19 começou, o que frustrou os planos da banda de sair em turnê mundial.

“Fizemos alguns shows em 2021 e depois uma espécie de grande turnê em 2022. Tivemos que usar máscaras, a equipe teve que usar máscaras, fazer testes constantes e meio que não foi uma experiência divertida. Nós passamos por isso muito bem, o público foi fantástico, mas fizemos uma pequena turnê recentemente e foi como uma volta à normalidade. Acho que, em linhas gerias, a indústria de turnês está praticamente de volta ao normal”, disse Matt, antes de falar sobre o disco.

“Fizemos um álbum com Andrew Watt que está pronto, masterizado, mixado, pronto para ser lançado ao mundo. Estamos tentando definir quando será lançado e quando faremos a turnê, todo esse tipo de coisa”. Indagado se isso poderia acontecer em 2024, Matt reforçou: “Creio que sim”.

Esta é a segunda manifestação de um integrante da banda nos últimos meses sobre o disco de inéditas. Em junho, o guitarrista Stone Gossard havia dito para a rádio americana WFPK que, naquela época, o disco estava perto de ser finalizado e elogiou o produtor. “Andrew Watt é o fã mais hardcore de Pearl Jam. Sabe tocar todas as nossas músicas, inclusive melhor do que nós. Ele nos deu uma energizada”.

Como dito anteriormente, o último álbum do Pearl Jam é “Gigaton”, de 2020. Ano passado, o vocalista Eddie Vedder soltou o disco solo “Earthling”.