>>
* Popload em Londres.
* Uma das bandas mais cool do Universo desde aquele filme daquela fase dos anos 90 que envolvia aquelas músicas, aquelas “chemicals” e aquele mantra “choose life, choose a job, choose a career”, a veterana armada indie-eletrônica Underworld mais uma vez virou “nome quente” da cena inglesa agora, mexendo com velhos fãs e ídolos e atingindo até milênios numa tacada só. Explico.
Música nova e música velha trouxeram o maravilhoso Underworld ao assunto, causando EUFORIA. Vi essa palavra sendo usada em três resenhas e não tem nada melhor para descrever.
Primeiro que o Underworld lançou uma de suas novas músicas eletroinidies estupendas, sonzeira retromoderna absurda com sua marca e ninguém menos que mister Iggy Pop cantando a melhor letra dos últimos anos, lembrando as dores e as delícias de se fumar em avião antigamente. Essa parceria Iggy+Underworld se chama “Bells & Circles” e é uma delícia por onde quer que se olhe e escute: vídeo, som, letra, performance.
Iggy Pop e Underworld foram as duas grandes estrelas nos meados dos anos 90 da famoooooooooooosa trilha sonora do famooooooooso filme escocês “Trainspotting”, à época uma obra importantíssima para o cinema, as relações sociais de galera, a moda e, claro, a grande explosão da música eletrônica de pista e rádio e shows.
Engraçado estarem de certa forma juntos hoje em dia, neste momento.
Mas eis que, daquela era, falamos de 1995/1996, o grande hit de pistas, da Radio One, de “Trainspotting” e da vida da moçada indie-eletrônica “eufórica” da época como um todo era “Born Slippy”. Bom…
Neste final de semana o conglomerado de mídia BBC, que tem duas das mais legais rádios “jovens” do planeta, promoveu um de seus famosos festivais, o “The Biggest Weekend”, quando eles reúnem um monte de bandas velhas e novas maravilhosas numa cidade do Reino Unido para um graaaaaaande final de semana. No caso deste Biggest Weekend especial 2018, foram em quatro cidades britânicas: Belfast (Irlanda do Norte), Perth (Escócia), Coventry (Inglaterra) e Swansea (País de Gales).
Já falamos desse evento ontem aqui na Popload, mas guardei o Underworld para um post isolado e especial, este aqui.
Pois uma das mais badaladas apresentações de toooooodo o BBC Biggest Weekend foi exatamente do Underworld, em Belfast, por causa da comoção que foi a performance deles exatamente para a novíssima “Bells & Circles” e para a antigaça “Born Slippy”.
Olha que emoção. Olha o Karl Hyde, 61 anos, dançando. Olha o povo com as mãos para cima. Sério.
>>