>>
O novo mimo do Oasis, a tal fita demo com 8 canções que a banda está lançando em edição limitada para os fãs dentro do pacote “20 anos do “Definitely Maybe”“, tem uma história deliciosa, que começa em 1993.
Antes de entrar para o Oasis, Noel Gallagher era roadie da banda Inspiral Carpets, entre o fim dos anos 80 e início dos 90. Em uma das turnês do grupo, a atração de abertura era o Real People, banda que eu amava, de Liverpool, que também tinha dois irmãos em sua formação: Tony e Christopher Griffiths.
Nessa época da turnê Inspiral Carpets e The Real People, Noel e Tony se conheceram nos Estados Unidos. Quando entrou para o Oasis, Noel perguntou ao Tony se ele podia gravar algumas demos de forma profissional com a banda no estúdio do Real People em Liverpool. As demos seriam enviadas para selos e gravadoras na época.
Entre março e maio de 1993, o Oasis gravou seis canções no estúdio Dock Road, do Real People. Foram elas “Bring It On Down”, “Columbia”, “Strange Thing”, “Rock N’ Roll Star”, “Cloudburst” e “Fade Away”. Noel completou a fita com outras duas faixas, “D’Yer Wanna Be A Spaceman?” e “Married With Children”, estas gravadas em um estúdio caseiro de Mark Coyle, que seria um dos produtores do “Definitely Maybe”.
Dizem que, na época, o Oasis fez apenas 10 fitas cassete “profissionais”, com logomarca e tudo, e enviou para alguns selos. Outras cópias tinham o tracklist escrito à mão e foi uma dessas que pararam na mão de Alan McGee, em maio de 1993, quando o Oasis se apresentou no bar King Tut’s Wah Wah Hut, em Glasgow. McGee ficou impressionado com o set de quatro músicas do Oasis no palco e pediu a Noel um material da banda. O Noel já chegou a dizer, inclusive, que teria aceitado qualquer oferta de qualquer empresário naquela noite, já que o Oasis procurava uma casa para lançar seu primeiro álbum. Foi a noite de sorte de McGee.
Das oito canções, apenas “Strange Thing” não foi lançada oficialmente. “Rock N’ Roll Star”, “Bring It On Down”, “Columbia” e “Married With Children” entraram no “Definitely Maybe”. “D’Yer Wanna Be a Spaceman?”, “Fade Away” e “Cloudburst” foram lançadas como lado-b.
A Popload entrega o conteúdo da fita de demos do Oasis de 1993, na íntegra, abaixo.
* LADO A
(‘Cloudburst’ / ‘Columbia’ / ‘D’Yer Wanna Be A Spaceman?’ / ‘Strange Thing’)
* LADO B
(‘Bring It On Down’ / ‘Married With Children’ / ‘Fade Away’ / ‘Rock’N’Roll Star’)
* Os irmãos Griffiths, do Real People, com uma das 10 cópias originais.
>>