>>
Rolou ontem em Londres a edição 2016 do sempre concorrido e importante Mercury Prize, evento que reúne parte do que há de melhor na música inglesa, nova ou velha.
O grande vencedor da noite foi Skepta, nome conhecido do grime, que venceu uma depressão e ganhou o prêmio com seu álbum “Konnichiwa”, lançado de forma independente. O resultado foi considerado surpreendente, já que as principais apostas apontavam para uma disputa entre David Bowie e Radiohead, com os discos “Blackstar” e “A Moon Shaped Pool”, respectivamente. “Sei lá, estou grato. Sem qualquer selo, nós simplesmente viajamos pelo mundo graças a este álbum. Só posso agradecer a todos que me apoiaram quando eu atravessava uma época de depressão”, discursou Skepta, falando de seu quarto álbum, o vencedor.
Jarvis Cocker, um dos jurados, disse que o favorito David Bowie certamente aprovaria a escolha pelo álbum do Skepta como vencedor. “Tudo se resumiu a uma competição entre duas estrelas negras [black stars]”, disse o gênio do Pulp.
Bowie aliás foi evocado na apresentação feita pelo cast do musical “Lazarus”, que lança seu disco mês que vem, acompanhado das últimas gravações em estúdio do astro inglês. A performance do ator/cantor Michael C. Hall no papel de Bowie foi qualquer nota.
Outros nomes como Savages, 1975, Bat For Lashes e 1975 também se apresentaram no evento. Todos os registros podem ser vistos abaixo.
Skepta
Bat for Lashes
Savages
1975
Michael C. Hall (David Bowie)
>>